29 JAN 2014
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Elas pintam, bordam e colorem suas vidas

Através do “Projeto Com licença, vou à luta!”, as mulheres do distrito de Córregos estão tendo a oportunidade de aprender técnicas de customização de roupas como bordados e aplicação e colagem de tecidos em camisetas. Com duração prevista de 15 dias, o curso deveria ter sido finalizado na data de ontem, mas atendendo a pedidos será realizado até sexta-feira (31). E o porque do sucesso da atividade entre o grupo fica fácil de perceber logo no início do bate papo com as elas. O acolhimento e a confiança são os principais responsáveis por esse entusiasmo.

“Aqui a hora passa mais rápido”, “nunca tinha feito algo assim e não sabia que era capaz”, “é uma alegria nos reunirmos”, “é um momento em família” são depoimentos compartilhados por essas mulheres que hoje a cada passo a passo da arte se vêm mais valorizadas. Elas iniciaram no grupo para ter um momento para si, apenas por curiosidade, sem grandes pretensões e até mesmo sem acreditar em suas habilidades, mas o reconhecimento veio mais rápido do que podiam esperar e algumas já tem encomendas para os próximos dias.

“A gente fica muito feliz em saber que o trabalho já está gerando resultados”, disse Marisa Lages, secretária municipal de desenvolvimento social, que garante estar trabalhando para facilitar o acesso de todos ao aprendizado e inserção social. Para Marisa, as atividades têm teor de terapia ocupacional, resultando em benefícios físicos e emocionais além de poder ser mais um meio de geração de renda familiar.

Os materiais produzidos pelas mulheres devem ser expostos e comercializados em breve em feira promovida pela Prefeitura Municipal.

Com licença, vou à luta!

O “Com licença, vou à luta” é um projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social que está em funcionamento desde julho de 2013. Criado com o intuito de atender, prioritariamente, mulheres a partir dos 40 anos de idade, o projeto trabalha o resgate da autoestima destas pessoas, auxiliando-as em suas reflexões acerca do seu papel familiar e social e oferecendo oficinas e cursos pelos quais elas descobrem habilidades, reafirmam potencialidades e adquirem autonomia.

O trabalho é divido em três módulos: Formação para a Cidadania, Qualificação Profissional e Inserção no Mundo do Trabalho. Simultaneamente a este processo, elas também recebem orientação quanto à prática do associativismo e empreendedorismo para que obtenham sucesso nas vendas dos seus produtos como doces, salgados, pinturas e bordados.

A secretária Marisa Lages prestigia e parabeniza as mulheres