CONHEÇA O PROJETO ESCOLAS QUE SE ABRAÇAM: CONEXÃO ENTRE CONCEIÇÃO E PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA
CMD, SEGUNDA-FEIRA 14.10.2024 - O programa internacional Escolas que se Abraçam incentiva a leitura e a escrita poética em escolas públicas de países de língua portuguesa. É desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro por meio da sua Secretaria Municipal de Educação e chancela da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Os trabalhos começaram em 2019, com uma parceria entre essas instituições e os escritores José Santos, Selma Maria e Alexandre de Sousa. Em sua primeira edição, o programa realizou uma troca de cartas entre estudantes conceicionenses e portugueses, mais especificamente da vila de Óbidos. Os textos se tornaram a nossa primeira publicação, o livro “Cartas de Lá e de Cá”.
Em 2021, tivemos a segunda edição apesar de todos os obstáculos impostos pela pandemia. O programa cresceu, englobando dessa vez sete cidades portuguesas. Além de realizar diversas ações, lançou o livro que dá nome ao programa: “Escolas que se Abraçam”.
A expansão continuou, com cada vez mais Prefeituras e Câmaras interessadas em participar. Cidades em diferentes cantos do Brasil passaram a fazer parte dessa rede e também novos países foram integrados, como Angola e Moçambique, que em 2022 participaram do livro “Diálogos entre Oceanos”. Desde 2021, o programa trabalhava muito para garantir maior difusão e além dos livros feitos pelas crianças, faziam-se transmissões ao vivo e conteúdos audiovisuais, materiais de apoio para educadores e publicações diversas.
Em 2023, por sua vez, estudantes de cinco países já eram integrados nessa rede: Brasil, Portugal, Angola, Moçambique e Guiné-Bissau. Foi um ano cheio de ações. Foram lançados os livros “Pontes de Afetos” e “Em cada canto, um encanto” com a integração de crianças de diferentes municípios dos países supracitados, e o livro “Queijo Mineiro - ô trem bom!”, com a participação exclusiva de escolas públicas de Conceição. Além de publicações complementares como o “Interpretar: contribuições para a educação antirracista”.
No ano passado, também foi feito o livro “Escritas Delicadas - vol. 2”. Nessa obra, que já está no segundo volume, os escritos dos educadores da rede pública de ensino da nossa cidade se tornam protagonistas das páginas.
Em 2024, a atividade está intensa, com produção e lançamento de novos livros, como o lançamento “Queijo Mineiro: Ê trem bom! e do “Em cada canto, um encanto”, tanto no Brasil, quanto em Machico, na ilha da Madeira, em Portugal. A novidade é a participação de comunidades escolares de Cabo Verde. Chegamos a seis países na rede. E muita coisa boa vem por aí…
Quer conhecer todos os livros? Acesse o site do programa em que todas as publicações estão disponibilizadas gratuitamente!
https://escolas.ong.br/
PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO
JUNTOS POR UM NOVO TEMPO
Fonte: Educação
Autor: Prefeitura de Conceição do Mato Dentro
Local: Conceição do Mato Dentro