07 MAI 2024
PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
PREFEITURA REALIZA 5º SIMULADO DE EMERGÊNCIA EM BARRAGEM DE REJEITOS: PREPARAÇÃO E SEGURANÇA EM FOCO 🚨👷🏽‍♂️👷‍♀️👩‍🚒⛰️

CMD, TERÇA-FEIRA 07.05.2024 – No último sábado (04/05), a Prefeitura de Conceição do Mato Dentro, em colaboração com a Defesa Civil e a parceria da Anglo American, promoveu o 5º Simulado Prático de Emergência da Barragem de Rejeitos da Mina da Serra do Sapo. Este simulado contou com a participação de diversas agências e entidades nos âmbitos Municipal, Estadual e Federal, incluindo a Defesa Civil Estadual e Federal, o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD), o Gabinete Militar do Governador, a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN) e o Corpo de Bombeiros Militares.

O simulado teve como objetivo principal testar os sistemas de alerta antecipado, além de criar e aprimorar os planos de contingência local e municipal. Segundo o coordenador da Defesa Civil de Conceição, Junio Pacheco, a implementação desses sistemas e a realização de simulados são fundamentais para reduzir riscos e perdas em situações de emergência, destacando a importância do treinamento e educação das comunidades envolvidas.

“A implementação de alerta antecipado, realização de simulado e a criação de plano de contingência local e municipal são importantes ferramentas de gestão. Devem ser construídos de acordo com a cultura local, a tecnologia disponível e a linguagem das populações potencialmente afetadas. O treinamento e educação das comunidades são fundamentais para reduzir riscos e previnir perdas, as pessoas devem saber o que fazer frente a uma situação de emergência e também de que maneira podem contribuir no gerenciamento cotidiano dos riscos e desastres”, pontou o coordenador da Defesa Civil.

Junio Pacheco acrescentou ainda que: “é necessário portanto investir na sensibilização das populações em relação à comunicação dos riscos, aos quais estão sujeitos, no relacionamento entre Defesa Civil, agências de apoio e resgate, comunidade e o empreendedor, atuando com foco na prevenção, preparação e assistência”.

O 5º Simulado Prático de Emergência da Barragem de Rejeitos da Mina da Serra do Sapo cumpriu legalmente o que determina a Resolução 95 da Agência Nacional de Mineração (ANM), demonstrando o comprometimento das autoridades e entidades envolvidas com a segurança da população.

A Prefeitura de Conceição do Mato Dentro ressalta a importância de disseminar essa ferramenta essencial no campo da Prevenção e Resposta em caso de um evento indesejado de ruptura da Barragem de Rejeitos, visando garantir a segurança e o bem-estar de todos os cidadãos.

PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO
Fonte: Planejamento e Desenvolviemento econômico