02 ABR 2024
CULTURA
ESPETÁCULO DA PAIXÃO DE CRISTO MARCA A SEXTA-FEIRA SANTA EM CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO

CMD, TERÇA-FEIRA 02.04.2024 – A tradicional Encenação da Paixão de Cristo emocionou o público e marcou a Sexta-Feira Santa em Conceição do Mato Dentro. A peça, dirigida pelo renomado Grupo Maria Tiana e sob a batuta de Riquinho Diana, atraiu fiéis e turistas de toda a região.

As celebrações iniciaram na quinta-feira (28/03) com a Cavalhada Romana, que percorreu as ruas da cidade, recriando a busca por Jesus. Na Sexta-Feira da Paixão, a encenação da condenação de Jesus no Largo do Rosário deu início à Via Sacra.

Ao longo da procissão até o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, as 14 estações da Via Sacra foram representadas com maestria pelo Grupo Maria Tiana, levando o público a refletir sobre o sofrimento e sacrifício de Cristo.

O evento contou com o apoio da Prefeitura de Conceição do Mato Dentro, através da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico, Paróquia Nossa Senhora da Conceição e Cia de Teatro Maria Tiana. A encenação da Paixão de Cristo é uma tradição que fortalece a fé e a cultura do município, além de fomentar o turismo religioso.

As estações da Via Sacra:

Primeira estação: Jesus é condenado à morte (Largo do Rosário)
Segunda estação: Jesus toma a pesada cruz aos ombros (Porta da igreja do Rosário)
Terceira estação: Jesus cai pela primeira vez (Mercado Municipal)
Quarta estação: Jesus encontra sua querida mãe (Praça Daniel de Carvalho)
Quinta estação: Simão Cireneu ajuda Jesus a carregar a cruz (Rua em frente a AMME)
Sexta estação: Verônica enxuga o rosto de Jesus (Escada em frente ao abrigo)
Sétima estação: Jesus cai pela segunda vez (Primeira escadaria do Matosinhos)
Oitava estação: Jesus consola as mulheres que choram (Subindo - última escadaria do Matosinhos)
Nona estação: Jesus cai pela terceira vez (Porta Principal do Santuário)
Décima estação: Jesus é despido de suas vestes
Décima primeira estação: Jesus é pregado na cruz