23 OUT 2023
CULTURA
FORTALECENDO A GASTRONOMIA DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO: SUCESSO NO 5° MÓDULO DO PROGRAMA CRESCER

CMD, SEGUNDA-FEIRA 23.10.2023 – No dia 17 de outubro, o Casarão Jorge Lages foi o palco para a realização do 5° módulo da capacitação, parte integrante do Programa CRESCER da Anglo American, executado com esmero pela TechnoServe Brasil, que tem como objetivo primordial apoiar a formação e fortalecimento da Rede de Gastronomia de Conceição do Mato Dentro. Este evento, coroado de sucesso, congregou 68 participantes representando os principais distritos turísticos e a sede do município, constituindo-se como um marco no fortalecimento do setor gastronômico local.

No Casarão Jorge Lages, tivemos a grata satisfação de receber não apenas restaurantes já consolidados e de grande renome, mas também representantes do turismo de base comunitária, que estão nos estágios iniciais de suas nobres jornadas. A presença ativa de participantes dos distritos de Três Barras, Buraco, Cubas, Campo Redondo, Candeias, Tabuleiro, Córregos e Tapera demonstra a abrangência desta iniciativa, que visa promover o desenvolvimento da rica gastronomia de Conceição do Mato Dentro e de todo o estado de Minas Gerais.

Durante os cinco módulos deste notável encontro, destaco a eleição do Pastel de Angu como o prato típico representativo de Conceição do Mato Dentro, embora diversas outras iguarias tenham sido apresentadas para apreciação durante o evento, formando um autêntico banquete de alto nível. Queijos, quitandas, doces, sucos, pratos elaborados e produtos da agricultura familiar compuseram uma profusão de sabores que enalteceu nossa gastronomia.

Adicionalmente, o evento contou com a apresentação das principais instituições parceiras dos projetos gastronômicos no município, na região e no estado, que compartilharam seus valiosos esforços e iniciativas para incentivar a gastronomia. As ilustres presenças da Secretaria Municipal de Turismo, Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico, Associação Comercial e Industrial, Anglo American, Instituto Estadual de Florestas (IEF), EMATER, Senac MG, Sebrae MG e outros representantes locais foram fundamentais para enriquecer o evento com suas contribuições e insights.

Além das apresentações, a Rede de Gastronomia elegeu seus representantes de cada localidade, delineou projetos para eventos futuros em 2024 e recebeu convites para participar de eventos regionais que possibilitarão a venda de produtos e serviços por parte dos membros da Rede. Essas conquistas são um testemunho do comprometimento de todos os envolvidos com a promoção e prosperidade da gastronomia local.

Neste momento, expressamos nossa sincera gratidão a todos os participantes, palestrantes, instituições parceiras e apoiadores, que contribuíram para que este encontro se tornasse um sucesso notável e que fortaleceu ainda mais a Rede de Gastronomia de Conceição do Mato Dentro.

Juntos, estamos pavimentando o caminho para um futuro mais saboroso e próspero, unindo esforços e recursos em prol do desenvolvimento desta arte culinária que tanto nos orgulha.

PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO
Fonte: SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO