10 OUT 2023
CULTURA
VOCÊ SABIA: PRESERVANDO A TRADIÇÃO MUSICAL DO PIPIRUÍ DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO

CMD, TERÇÅ-FEIRA 10.10.2023 – Nos Arquivos Eclesiásticos da Paróquia de Conceição do Mato Dentro, documentos datados de 1879 mencionam o pagamento de tocadores de pífano e caixas de assobio pela Irmandade Nossa Senhora do Rosário. O nome "Pipiruí" apareceu pela primeira vez em 1921, na ata de organização da Festa de Nossa Senhora do Rosário.

O grupo Pipiruí, formado por membros como Francisco Nunes de Souza, Francisco Rodrigues de Souza, José dos Santos Moreira, e outros, teve um intervalo em sua existência, mas foi retomado em 1967, graças a José Correia (Zezito) e José Marçal dos Santos (Teiado). Em 2007, o grupo teve uma segunda retomada, graças à pesquisa de Daniel de Lima Magalhães e à colaboração de Zezito.

O Pipiruí, que se destaca pela sonoridade única de pífanos e caixas de assobio, continua a celebrar a cultura musical de Conceição do Mato Dentro, mesmo enfrentando desafios ao longo dos anos. Desde o ano de 2001, o Pipiruí é um Patrimônio Imaterial registrado no município, o que representa o reconhecimento da importância do bem para a cultura local e contribui para sua preservação e valorização.

PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO
Fonte: SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO