19 SET 2023
DIA INTERNACIONAL DE ATENÇÃO AOS ACIDENTES OFÍDIOS
CMD, TERÇA-FEIRA 19.09.2023 - A data tem como objetivo aumentar a conscientização sobre o enorme impacto global dos acidentes com animais peçonhentos, especialmente, as picadas de cobra. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a quantidade de pessoas que são picadas por cobras a cada ano no mundo pode chegar a 5,4 milhões. Desses, entre 81.000 e 138.000 morrem e até 400.000 ficam permanentemente incapacitadas ou desfiguradas.

Devido ao alto número de notificações, esse agravo foi incluído na Lista de Notificação Compulsória do Brasil, ou seja, todos os casos devem ser notificados ao Governo Federal imediatamente após a confirmação. A medida ajuda a traçar estratégias e ações para prevenir esse tipo de acidente.

Os sintomas variam, incluindo paralisia, hemorragia e insuficiência renal. Medidas preventivas incluem o uso de roupas e luvas adequadas, inspeção de roupas e calçados, limpeza regular e vedação de áreas.

Primeiros socorros envolvem lavar a área afetada e buscar tratamento médico imediato, que geralmente inclui soro antiveneno e medicamentos para aliviar os sintomas.

PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO