15 SET 2023
TURISMO
O QUE FAZER EM CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO DURANTE O FIM DE SEMANA? TEMOS DICA BOA PARA VOCÊ!

CMD, SEXTA-FEIRA 01.09.2023 – A dica para esse fim de semana é para quem gosta de muita aventura e contemplar a natureza: Travessia Lapinha – Tabuleiro.

A Travessia Lapinha – Tabuleiro é uma clássica travessia de Minas Gerais, realizada em 3 dias, entre o distrito de Lapinha da Serra, pertencente a Santana do Riacho e o distrito de Tabuleiro, pertencente a Conceição do Mato Dentro.

Sugerimos que contrate um guia local para ajudá-lo em toda a travessia com o suporte necessário, além de ajudar a fomentar o turismo de base comunitária.

Esse passeio pode ser feito, tipicamente em 3 dias (em um ritmo normal) ou em 2 dias (em ritmo mais elevado). Confira a sugestão de roteiro:

Dia 1: Prainha e Casa da Ana Benta
Ponto de Partida: Centro de Lapinha
Ponto Final: Casa da Ana Benta.
Distância: 10,2km
Depois de chegar ao distrito de Lapinha, inicia-se a caminhada de desde o centro, indo em direção as famosas cachoeiras de Lapinha. Atravessado o laguinho segue-se a direita, bordeando a montanha, como se estivesse indo para Cachoeira Lajeado. Na primeira oportunidade possível, comece a subir a montanha a esquerda. Essa subida é média, não muito inclinada, exceto o seu final.

Passe pela pequena capelinha. Em um dado momento, ocorre uma bifurcação de contra-senso. Para a direita, na trilha de melhor condição e mais plana, segue-se para Lajeado por cima, mas você deve seguir pela esquerda, na trilha em pior condição, subindo a montanha, trilha essa que te continuará guiando pelo caminho certo. A partir daí, a trilha fica amena até a chegada na Casa de Ana Benta.

Passa-se por um campo extenso, e logo chega-se a um ponto bom para parar e descansar um pouco. Sombra e água fresca. Depois da parada, passa-se pelo famoso Curral de Pedras e segue-se cerca de 4km até chegar à Prainha. Faltando apenas 1km, há uma placa numa bifurcação. Siga a direita para a Casa da Ana Benta.

Dia 2: Dona Maria e Tabuleiro de Cima
Ponto Inicial: Casa da Ana Benta
Ponto Final: Casa da Dona Maria (+ ida e volta para alto de Tabuleiro)
Distância: 22,0km

Tome o café na Casa de Ana Benta e saia tranquilo em direção a Casa de Dona Maria. A trilha no começo do segundo dia é também um pouco confusa, não ficando muito claro por onde seguir. O seu objetivo é virar à direita e subir o morro. No entanto, próximo à trilha para a casa da Dona Maria, existe outra trilha que leva para o JUQUINHA, bem distante. Cuidado para não pegá-la!

São 8,1km que separam a casa da Dona Maria e da Ana Benta.

É importante ver o mapa nesta parte da trilha pois a trilha para Juquinha e para Dona Maria, no começo tem a mesma direção, mas logo depois que a montanha acabou a Juquinha segue a sudeste, e Dona Maria mais para leste. Gaste uns minutinhos para analisar essa parte do mapa. Leve bussola e/ou GPS.

Suba o morro numa boa. Lá em cima, novamente um ponto de contra-senso. A trilha se encontra com a estrada que leva para o Juquinha novamente, uma estrada de terra 4x4, a qual você não deve seguir. Ao invés disso, corte a estrada, virando um pouco para a esquerda, em direção a porteira. Essa é a porteira Ana Benta-Dona Maria. Depois dessa porteira não há mais confusões na trilha. Siga-a até encontrar a casa.

Lá, aproveite para se instalar na área de camping e reconhecer o local para logo depois já partir para a parte de cima da Cachoeira de Tabuleiro.

Deve-se descer o morro a frente e sempre ficar para a direita. Você vai passar por duas bifurcações, em ambas, siga adiante. Depois dessas duas bifurcações siga pela trilha normalmente.

A trilha segue até o leito do rio Santo Antonio, que é o rio que forma a Cachoeira de Tabuleiro.
Para chegar na ponta da cachoeira e preciso andar cerca de 400m sobre pedras, no leito do rio, a trilha e tranquila. São 3 poços de fácil acesso antes da queda.

Antes de voltar para a Casa da Dona Maria, de uma margeada pela montanha da cachoeira, pela direita até conseguir vê-la de perfil.  É o mirante da Cachoeira Tabuleiro. Dá para seguir a trilha, apenas que ela pode confundir um pouco por estar rala.

Depois volte pela trilha de volta a Casa da Dona Maria. Alguns pontos na volta ficam confusos, existem algumas bifurcações "visíveis apenas na volta" - sugerimos utilizar GPS para não confundir e não perder muito tempo.

Dia 3: Tabuleiro
Ponto Inicial: Casa da Dona Maria
Ponto Final: Distrito de Tabuleiro
Distância: 10,1km

Saindo do mesmo ponto (Casa da Dona Maria), na primeira bifurcação vire à esquerda, sempre descendo morro abaixo. No meio da descida, procure a sua direita onde começará a ir em direção a cachoeira, de fato. Depois de escolhido o lugar, desça até a trilha oficial e siga normalmente em direção a cachoeira.

Não se esqueça de recolher todo lixo produzido durante o passeio e descartar nas lixeiras ao retornar para a sede, pois a coleta nos distritos é uma vez na semana. Nos ajude a manter a beleza e a qualidade ambiental desses lugares de rara beleza.

Para informações sobre este e outros atrativos entre em contato com o Centro de Atendimento ao Turista de Conceição do Mato Dentro (CAT), por meio do telefone (31) 3868 2223 ou pelo instagram: @catcmd.

PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO
Fonte: SECRETARIA DE TURISMO