19 JUL 2023
CULTURA
CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO É SELECIONADA PARA PROGRAMA DE APOIO AO RESTAURO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO

CMD, QUARTA-FEIRA 19.07.2023 – Conceição do Mato Dentro teve uma conquista significativa ao ser uma das 11 cidades mineiras selecionadas para participar do maior programa de apoio do Ministério Público de Minas Gerais para o restauro do patrimônio. Nesse contexto, a Escola Municipal Daniel de Carvalho foi escolhida para receber o recurso na primeira fase do programa, que é financiado por meio das compensações minerárias.

O evento de anúncio dessa seleção ocorreu no dia 17 de julho, no prédio do Ministério Público em Belo Horizonte. Diversas autoridades estiveram presentes para celebrar essa conquista, incluindo a vice-prefeita Ivete Otoni, a Secretária de Educação, Juliana Rajão, a Diretora da Escola Municipal Daniel de Carvalho, Cristina Lima, e a Secretária de Cultura e Patrimônio Histórico, Silvana Lages.

Durante o evento, estiveram presentes o Dr. Jarbas Soares Jr., Procurador Geral do Ministério Público de Minas Gerais, e o Dr. Carlos Eduardo Ferreira Pinto, coordenador do CAOMA (Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente). Esses representantes destacaram a importância desse programa de apoio, ressaltando o compromisso em preservar e valorizar o patrimônio histórico, cultural e educacional da região.

Segundo a Secretária de Cultura, Silvana Lages, a seleção de Conceição do Mato Dentro e da Escola Municipal Daniel de Carvalho para a primeira fase desse programa é de grande importância para o município. “Essa iniciativa visa valorizar a identidade e a história do povo local, além de preservar um bem de valor histórico e cultural inestimável”.

Além disso, a Secretária mencionou que na segunda fase do programa, outros bens culturais da região poderão ser selecionados para receber recursos, entre eles o Colégio São Joaquim.

Essa seleção para o programa de apoio do Ministério Público representa um marco importante para a cidade de Conceição do Mato Dentro e um passo significativo na preservação e valorização do seu patrimônio histórico e cultural. A parceria entre as autoridades locais e o Ministério Público demonstra o comprometimento conjunto em garantir a preservação desses tesouros para as gerações futuras.

PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO
Fonte: SECRETARIA DE CULTURA