24 MAI 2023
Programa Escolas que se abraçam celebra o Dia da África

Do interior de Minas Gerais à grande São Paulo, uma agenda de eventos com comunidades escolares comemora o Dia da África na próxima quinta-feira, 25. A iniciativa parte do programa internacional Escolas que se Abraçam, que promove, desde 2019, um intercâmbio educacional entre estudantes e educadores da rede pública de ensino de países lusófonos.

Como reconhecimento da importância do dia 25 de maio, o programa realizará três eventos. Em Conceição do Mato Dentro, cidade do interior de Minas Gerais, idealizadora e financiadora do projeto, a atividade será na Escola Municipal Therezinha Maria de Jesus, localizada em território remanescente de quilombos. Os estudantes participarão de uma atividade pedagógica sobre Guiné-Bissau, que iniciou participação no programa em 2023 com duas escolas em Bissau,  capital do país.

Os outros dois eventos serão na cidade de São Paulo. No período da manhã, estão marcadas atividades na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Antônio Duarte de Almeida, Parque Guarani, zona leste, numa parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Entre as ações previstas está a distribuição do livro “Diálogos entre Oceanos” (acesse a versão digital, clicando aqui). Neste livro estudantes de escolas brasileiras escrevem textos com colegas de Angola e Moçambique.

Capa Livro Diálogos entre Oceanos
Capa do Livro Diálogos entre Oceanos. Acesse versão digital aqui

A partir das 16h, a agenda é na Livraria Mandarina, zona oeste de São Paulo, com lançamento do livro “Diálogos entre Oceanos” e distribuição gratuita para as primeiras 50 pessoas que chegarem ao local. Haverá, ainda, contação de histórias com Mafuane Oliveira, arte educadora, pesquisadora e contadora de narrativas tradicionais africanas e luso-afro-ameríndias.

Sobre o Escolas que se Abraçam

O programa internacional Escolas que se Abraçam tem como objetivo incentivar a leitura e a escrita poética para estudantes de escolas públicas em países da comunidade de língua portuguesa. Sua primeira edição foi em 2019, quando iniciou-se uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de Conceição do Mato Dentro (MG) e os escritores José Santos, Selma Maria e Alexandre de Sousa.

Naquele ano, realizou-se uma troca de cartas entre estudantes de Conceição do Mato Dentro, Minas Gerais, e de Óbidos, Portugal. O resultado dessa atividade gerou o livro “Cartas de Lá e de Cá”.

Durante a pandemia o projeto cresceu, adaptou-se à nova realidade, englobou novas cidades portuguesas e lançou o livro “Escolas que se Abraçam”.

Em 2022, foi a vez do livro “Diálogos entre Oceanos”, agora com escolas de Angola e Moçambique. A publicação traz conteúdos desenvolvidos por estudantes de Conceição do Mato Dentro, no Brasil, de Cacuaco, Luanda e Moçâmedes, em Angola, e de Maputo e Homoíne, em Moçambique. A partir de pequenos textos e  imagens, é possível conhecer mais sobre a cultura escolar e  a vida cotidiana  nesses lugares. Tudo isso por meio da escrita das crianças. É este livro que será lançado na quinta-feira, 25 de maio (acesse a versão digital, clicando aqui).

A presença de países africanos sempre foi muito almejada pelo Escolas que se Abraçam. Segundo o coordenador do programa, o escritor José Santos, “desde o início, em 2019, já se articulavam intercâmbios com países africanos falantes do português. Hoje, estamos em três países e novas parcerias serão firmadas em breve".

O Escolas que se Abraçam está presente nas cidades brasileiras de Conceição do Mato Dentro (MG), Dom Joaquim (MG), Santos (SP) e Óbidos (PA). Atualmente, a parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo também segue em vias de concretização. No exterior, conta com atividades em Portugal, Angola, Moçambique e Guiné-Bissau.

O programa é idealizado, desenvolvido e financiado pela Prefeitura Municipal e Secretaria Municipal de Educação de Conceição do Mato Dentro e conta com a parceria de instituições das cidades e países participantes, como Ministérios de Educação, Prefeituras e Secretarias Municipais.

O Escolas que se Abraçam tem, ainda, a importante chancela da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Dia da África

Em 25 de maio de 1963, em Adis Abeba, capital da Etiópia, foi criada a Organização da Unidade Africana, hoje União Africana (UA), com a presença de 32 governantes do continente. No encontro, importantes assuntos foram tratados como a independência de Angola e Moçambique. E já havia o desejo de criação de uma efeméride que celebrasse as libertações coloniais do continente.

Nesse sentido, em 1972, a Organização das Nações Unidas (ONU) oficialmente nomeou o dia 25 de maio como o Dia da África, a ser celebrado a partir de então.
A data, além de representar a libertação das nações africanas frente à colonização, também reafirma a união entre os diferentes povos africanos (e povos filhos da diáspora africana) na luta pela prosperidade do continente em vários aspectos trazidos pela UA. Simboliza, ainda, a luta por um território mais pacífico e seguro, especialmente para mulheres, jovens e crianças.
Fonte: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
Autor: PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO