21 MAR 2023
TODAS AS CRIANÇAS TÊM O DIREITO DE PARTICIPAR PLENAMENTE DA SOCIEDADE E TER AS MESMAS OPORTUNIDADES

CMD, TERÇA-FEIRA 21.03.2023 – A infância é uma fase única e especial na vida de qualquer indivíduo, e é nessa época que muitas de nossas características e personalidades são formadas. Para crianças com Síndrome de Down, essa fase pode trazer alguns desafios únicos.

A síndrome de Down é uma condição genética que ocorre quando há uma cópia extra do cromossomo 21. Isso pode afetar o desenvolvimento físico e cognitivo da criança, bem como suas habilidades sociais e emocionais.

No entanto, é importante lembrar que cada criança com síndrome de Down é única e tem suas próprias habilidades e desafios. Com o apoio e os recursos adequados, as crianças com síndrome de Down podem ter uma infância feliz e saudável.

Em Conceição do Mato Dentro, pais de crianças com síndrome de Down podem participar da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e inserir seus filhos nas atividades da associação. Uma das principais maneiras pelas quais pais e cuidadores podem apoiar uma criança com síndrome de Down é fornecer um ambiente seguro e estimulante. Isso pode incluir brinquedos e jogos educativos que ajudem a desenvolver habilidades motoras e cognitivas, bem como atividades sociais que permitam que a criança se relacione com outras crianças.

Também é importante que os pais sejam ativos na busca de tratamentos e terapias que possam ajudar a criança a alcançar seu pleno potencial. Isso pode incluir terapia ocupacional, fisioterapia e terapia da fala.

Além disso, é importante lembrar que crianças com síndrome de Down têm o direito de participar plenamente da sociedade e ter as mesmas oportunidades que outras crianças. Isso significa que eles devem ter acesso a educação de qualidade, cuidados médicos e serviços de apoio, para que possam alcançar seus objetivos e sonhos.

A infância é uma época de descoberta e crescimento, e as crianças com síndrome de Down não são diferentes. Com amor, suporte e os recursos adequados, eles podem ter uma infância feliz e saudável e se tornarem adultos bem-sucedidos e realizados.

PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO
Autor: PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO