21 MAR 2023
O RACISMO NÃO É UMA OPINIÃO, É UM CRIME!

CMD, TERÇA-FEIRA 21.03.2023 – O Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, celebrado em 21 de março, é uma data de extrema importância para lembrarmos que a luta contra o racismo é uma tarefa constante e que ainda há muito a ser feito para garantir a igualdade de direitos e oportunidades para todas as pessoas, independentemente da cor da sua pele.

Além disso, é fundamental que sejam adotadas políticas públicas que combatam a discriminação racial em todas as suas formas, desde a implementação de leis mais rigorosas contra o racismo até a promoção de ações afirmativas que garantam a inclusão de grupos historicamente excluídos, como negros, indígenas e pessoas de outras minorias étnicas.

Em Conceição do Mato Dentro, temos a Lei nº 2.278/2020, que institui a política de promoção da igualdade étnico-racial e também o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, que está vinculado à Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico. O Conselho Étnico Racial é uma organização de extrema importância na luta contra a discriminação racial e na promoção da igualdade de direitos para as comunidades quilombolas, indígenas e negras da região. Em um momento em que a luta contra o racismo é uma tarefa constante, o trabalho do Conselho Étnico Racial se torna ainda mais relevante.

Os moradores de Conceição do Mato Dentro são, em sua maioria, quilombolas, indígenas e negros. Essas comunidades, historicamente marginalizadas e discriminadas, ainda enfrentam desafios significativos para acessar oportunidades educacionais, empregos e serviços de saúde. Além disso, muitos membros dessas comunidades ainda são vítimas de violência e exclusão social.

O Conselho Étnico Racial tem trabalhado para mudar essa realidade, promovendo a conscientização sobre a importância da inclusão e da diversidade, e lutando contra a discriminação em todas as suas formas. Através de ações como oficinas, palestras e atividades culturais, a organização tem promovido a valorização da cultura afro-brasileira e indígena, resgatando as tradições e a história dessas comunidades.

PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO
Fonte: SECRETARIA DE CULTURA