18 NOV 2022
TURISMO
O QUE FAZER EM CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO DURANTE O FIM DE SEMANA? TEMOS DICA BOA PARA VOCÊ!

CMD, SEXTA-FEIRA 18.11.2022 – Que tal conhecer um dos nossos distritos? Nossa dica de hoje é Costa Sena, ótimo passeio para o fim de semana, que garante belas paisagens pelo caminho.

São Francisco de Paraúna, ou simplesmente Paraúna, era o nome inicial do distrito de Costa Sena, cujo surgimento se deu no princípio do século XVIII, e sendo a atual denominação atribuída por meio do Decreto-Lei n.º 148, de 17 de dezembro de 1938.

Seus fundadores foram atraídos pela ocorrência do ouro no rio Paraúna e pequenos afluentes. No entanto, o arraial experimentou maior florescimento depois da descoberta de diamantes na redondeza, e da instalação ali de um quartel e postos de vigia para combater o contrabando. O mais antigo documento sobre a existência do povoado talvez seja um quadro de ex-voto, datado de 27 de julho de 1715, em que Luiz Antônio Gonçalves Leitão agradecia a São Vicente Ferrer o milagre de salvá-lo de um atentado de morte.

Em 1899, ainda se explorava algum ouro e diamante nas vizinhanças da localidade, que, situada à margem direita do rio Paraúna, formava então pequeno aglomerado de 60 casas a apenas três ruas sem alinhamento: dos Quartéis, dos Forros e dos Machados. Este aspecto pouco se alterou até hoje, sobressaindo entre o casario a igreja de São Francisco de Assis, sendo que sua ornamentação interna testemunha a fase de relativa riqueza alcançada no passado pelo velho arraial.

Hoje, com 1070 habitantes (Censo 2010/IBGE), a população vive basicamente da pequena lavoura e pecuária, conservando costumes simples e arraigadas tradições, entre elas, o espírito religioso manifestado em festas como as de Nossa Senhora da Conceição, comemorada no dia 06 de julho, e do Jubileu de São Francisco, celebrado em 04 de outubro.

Para informações sobre este e outros atrativos entre em contato com o Centro de Atendimento ao Turista de Conceição do Mato Dentro (CAT), por meio do telefone (31) 3868 2223 ou pelo instagram: @catcmd

Fontes: Livro: Minas Gerais – Monumentos Históricos e Artísticos – Circuito do Diamante. Publicação: Fundação João Pinheiro; Diagnóstico socioambiental da Agenda 21 Local de Conceição do Mato Dentro – MG

PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO MATO DETRO
Fonte: SECRETARIA DE TURISMO