15 SET 2022
PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
TURISMO
PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO PARTICIPA DE SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO EMPRESARIAL NA CÂMARA MUNICIPAL

CMD, QUINTA-FEIRA 15.09.2022 – No dia 12 de agosto, aconteceu o Seminário de Integração Empresarial para o Cooperativismo no turismo de Conceição do Mato Dentro, realizado na Câmara Municipal. Essa é uma ação da Associação Comercial de Conceição do Mato Dentro em parceria com o SEBRAE e com apoio da Prefeitura de Conceição do Mato Dentro, da Câmara Municipal e Anglo American.

O encontro tem o apoio do Programa Crescer, que tem como um dos principais objetivos diminuir a minério dependência e fortalecer os demais setores da economia no município.

O seminário para a integração aconteceu entre os empresários de Conceição do Mato Dentro, sociedade civil, ONG’s, e comunidades que atuam direta ou indiretamente com o turismo local.

De acordo com o consultor técnico em Turismo e coordenador do programa de turismo com o Programa Crescer da Anglo American, Gustavo Campos: “estamos aqui com o Sebrae, que apresentou a metodologia chamada Cultura da Cooperação, que visa motivar os empresários, e a grande novidade é que o Sebrae vai implementar essa ação em Conceição do Mato Dentro. Como exemplo de case, o Sebrae trouxe para o encontro o pessoal da Rede Uai de Hotelaria e da Rede Bitipoca, que são empresários que se uniram e se organizaram para trabalhar o turismo em sua cidade e com muito sucesso vieram compartilhar com a gente os resultados, desafios e os caminhos pelos quais percorreram, para que possamos nos inspirar a percorrer o nosso aqui também”, frisa.

O presidente da Associação Comercial, Haécio Lages, destaca que: "para transformar Conceição em um destino turístico de verdade, precisamos de união, onde cada um deverá dedicar um pouco à causa coletiva, ao cooperativismo e sem interesses pessoais, pois só assim, poderemos efetivamente construir um trade turístico forte em nossa cidade".

A secretária de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Flávia Magalhães, reforça a ideia de que: “é lugar comum dizer que Conceição do Mato Dentro possui hoje uma economia forte, mas para ela se sustentar é necessário que a classe empresarial conceicionense acompanhe e impulsione essa espiral de negócios, como trazido nos relatos da Rede Uai de Sete Lagoas".

Segundo ela, nosso município hoje conta com diversos órgãos e empresas para auxiliar os empreendedores, “exemplos para nos inspirar não faltam, apoio técnico seja do Sebrae, Senac, TechnoServe ou outros, também estão à disposição. A Prefeitura de Conceição do Mato Dentro, especialmente através da Seplade, tem demonstrado o interesse em apoiar as inciativas e, prova disso são as diversas agendas construídas juntamente com a Associação Comercial Empresarial - ACE/CDL, Sala Mineira, Sebrae, Senai e entidades não governamentais", completa ela.

Concluindo, Flávia enfatiza: “O Programa de Reconversão Produtiva em Territórios Minerados é também um bom exemplo dessa parceria em construção, pois promoverá impactos em diversas cadeias produtivas melhorando o ambiente de negócios, reduzindo a dependência econômica da atividade minerária. Mas, sempre lembrando: o protagonista deve ser o empreendedor local", finaliza.

PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO
Autor: PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO