29 ABR 2022
CULTURA
PERSONALIDADE DE CONCEIÇÃO: DONA MADALENA, DE SERVIDORA DA BIBLIOTECA A VOVÓ DAS REDES SOCIAIS

CMD, SEXTA-FEIRA 29.04.2022 - "Imagine uma nova história para sua vida e acredite nela" (Paulo Coelho). Dona Madalena tinha uma história de vida, estava acostumada a cuidar da família, mas desejava trabalhar fora. Com mais de 50 anos de idade realizou seu sonho e é considerada como umas servidoras de mais prestígio na educação. Por sua contribuição ao município e trajetória inspiradora, hoje ela é a nossa Personalidade se Conceição.

Madalena Morais Duarte Simões, nasceu no dia 20 de agosto de 1947, em Breajúba, distrito de Conceição do Mato Dentro. "Nasci, cresci e quero morrer aqui em Conceição, sou filha de Caetano de Oliveira Duarte mais conhecido como Tanito e de Bárbara Clara Morais Duarte. Sou a 7ª filha de um total de 21 irmão. Infelizmente não pude crescer ao lado de minha mãe, pois ela faleceu quando eu tinha apenas três anos, mas apesar das dificuldades sou muito grata pela minha infância", recordou.

Durante a juventude, aos 19 anos de idade, dona Madalena se casou com o Sr.  Zé Simões. "Juntos tivemos quatro filhos, Wiliam, meu filho amado que foi morar com Deus e me deixou totalmente desamparada, Jaqueline, Raquel e Márcia. Era para eu ter 7 netos, mas, o Guilherme meu primeiro neto também foi morar com Deus, foram dois grandes golpes da vida, mas a fé é o melhor remédio aliada ao tempo. Que o sol sempre vai brilhar e sempre teremos um céu azul e uma noite estrelada para lembrarmos como a vida pode ser bonita mesmo diante das perdas, afinal tenho muitos motivos para juntar os cacos e recomeçar", enfatizou nossa personagem.

Para dona Madalena, não há nada mais importante do que a sua família. "Tenho muita alegria de ter minhas filhas perto de mim, meus netos e ainda um filho que a vida me deu, o Jairo que é o meu filho de coração e um grande companheiro, e como se não bastasse tanta alegria, Deus ainda me agraciou com um bisneto que é o grande amor de nossas vidas, o Lucca que chegou para preencher meu coração", comemorou.

Sempre se dedicou ao lar, as tarefas do dia a dia e aos cuidados com os filhos, no entanto, com a família criada, aos 55 anos, foi selecionada em um concurso, passando a ser servidora pública. "Sempre trabalhei na área da educação, meu cargo era de servente escolar e iniciei às atividades no Sapo. Depois trabalhei na Apae, onde tive uma experiência muito gratificante e enriquecedora. Encerrei a carreira e me aposentei na Biblioteca Municipal. Sou muito honrada por ter servido à educação do meu município", comentou dona Madalena.

Apesar de ter passado muitos anos atrás dos livros, dona Madalena é uma senhora do meio digital e dá um banho em muitos jovens no quesito redes sociais. "Devido a minha idade, as pessoas ficam impressionada com a minha facilidade. Gosto muito de Facebook, youtube instagram e o que mais surgir por aí", brincou a vovó das redes sociais.

"Aprendi que a vida é feita de uma sucessão de momentos, e de força de vontade para realizar nossos sonhos. Amores vão, amores ficam e nós vamos seguindo a vida, ora com vontade de desistir, ora com vontade de ganhar o mundo. E aprendendo, e chorando e reerguendo e buscando a tal felicidade que é tão passageira", finalizou.

Essa é uma singela homenagem da Prefeitura de Conceição do Mato Dentro à dona Madalena, essa senhora meiga, à frente do seu tempo, que começou a trabalhar com mais de 50 anos, deixando um legado admirável como servidora pública.

PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO
Fonte: SECRETARIA DE CULTURA