29 ABR 2022
VIGILÂNCIA SANITÁRIA
PREFEITURA REFORÇA AOS APICULTORES OS CUIDADOS DURANTE DISPERSÃO DO FUMACÊ

CMD, SEXTA-FEIRA 29.04.2022 - Para evitar uma possível epidemia de dengue no municipio, a Prefeitura de Conceição do Mato Dentro está dispersando o inseticida com a ajuda dos equipamentos de UBV Pesado, conhecidos popularmente como fumacê. A Prefeitura pede à população, em especial, aos apicultores, que se atentem às recomendações para proteger sua produção.

O fumacê é uma estratégia utilizada para controlar as populações de mosquitos. Assim, por meio de uma “nuvem” de fumaça, contendo baixas doses de inseticida, eliminam-se o mosquito Aedes aegypti e outros, o que evita a transmissão da dengue, Zika vírus, Chikungunya e de diversas doenças endêmicas.

Porém, por ser um inseticida, ele também pode afetar outros animais, como as abelhas. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde pede que os apicultores entrem em contato com o Departamento de Vigilância em Saúde, pelo número 3868-2698 ou pelo número 98920-1923, e informem o endereço completo do local da produção das abelhas. O intuito é não dispersar o inseticida em frente aos endereços cadastrados, evitando danos aos mesmos.

A Vigilância em Saúde funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e também serve para tirar dúvidas sobre o assunto. “Faremos contato  com os apicultores, informando que vamos passar com o fumacê no dia seguinte pelo bairro deles e pedimos que eles protejam as colméias. Porém, estamos pedindo que todos os criadores nos telefonem para que, caso haja algum produtor autônomo, informal ou mesmo que a gente não tenha conhecimento, também seja avisado”, explicou a coordenadora da Vigilância em Saúde, Jane Costa Klein.

A orientação geral é para que a população abra as portas e janelas das casas, para que o inseticida consiga entrar nos lares. Mas, para isso é importante proteger os animais de pequeno porte, como os passarinhos e seus comedouros e bebedouros; e cobrir as colméias, assim que escutar a aproximação de um dos dois veículos da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais.

Está no planejamento da Saúde passar por todos os bairros da cidade. O ciclo do fumacê deve dar o intervalo de três dias entre uma execução e outra, além de ser aplicado em quatro dias diferentes para garantir a eficácia máxima.

A dispersão do fumacê depende de vários fatores como a força dos ventos e temperatura. Isso porque, quando há ventos fortes, eles acabam direcionando o inseticida para lugares não desejados. Já quando a temperatura aumenta muito, ela modifica a movimentação das partículas do inseticida, o que pode desestabilizar o produto. Por isso, ele é disperso das 4:30h às 9h da manhã e das 17h às 21h.

PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO
Fonte: SECRETARIA DE SAÚDE