17 DEZ 2021
CULTURA
PERSONALIDADE DE CONCEIÇÃO: NELZETE DA APAE, REFERÊNCIA EM TRABALHOS EM PROL DA INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

“A inclusão acontece quando se aprende com as diferenças e não com as igualdades” (Paulo Freire). Sabe aquela pessoa que luta por ações que aumentem o engajamento e promovam a inclusão de pessoas com deficiência? O nome dela é Nelzete, conhecida como Nelzete da Apae, e podemos classificá-la como uma das principais referências em prol da inclusão na região. É com orgulho que hoje, a Prefeitura conta a história dessa Personalidade de Conceição.

Nelzete Geralda Chaves de Lima, a Nelzete da APAE, nasceu em Conceição Do Mato Dentro, no dia 17 de maio de 1969. Ela é a segunda filha do Sr. Francisco De Assis Chaves e da Srª Ilda Pereira Chaves e irmã do Geraldo, Mariozan, Romélio, Romilda, Odilon e Nildete. “Minha infância foi muito simples e ao mesmo tempo muito alegre. Recordo-me de diversas brincadeiras envolvendo as frutas do pomar, os animais presentes naquele lugarejo, denominado Parauninha, da minha família reunida e, principalmente, da minha mãe, Dona Ilda, mulher forte que sempre se dispôs a auxiliar o outro, me inspirando profundamente em toda a minha jornada até os dias atuais”, recordou.

Nelzete também guarda boas lembranças do seu saudoso pai. “Lembro do meu pai Francisco, conhecido como Chico Bento, homem que sempre exalava paciência, serenidade e perseverança, características que são visíveis também em minha filha Júlia, trazendo cada vez mais para o meu cotidiano e motivação para com tranquilidade, resolver os problemas do dia a dia”, se emocionou.

Como a maioria dos conceicionenses, Nelzete frequentou o Instituto São Joaquim. “Estudei também na Escola Estadual Mestre Sebastião Jorge. Nas duas escolas que passei aprendi valores, princípios e muito mais”, explicou acrescentando que após concluir o magistério, iniciou a faculdade de pedagogia, formando-se e adquirindo diversas experiências enriquecedoras em várias escolas do município. “Também, sou pós-graduada em Supervisão, Orientação e Inspeção Escolar, Gestão de Projetos Sociais, dando ênfase na importância da Inclusão Social e outros”, ponderou nossa personalidade.

Amorosa e mãe coruja, Nelzete casou-se com Carlos Antônio Vicente De Lima. “Meu marido é atencioso, carinhoso, dedicado, um ótimo pai e muito mais. Iniciamos nossa jornada casados em 1990, os dois com apenas 21 anos. Tivemos dois filhos: Carlos Antônio De Lima Junior e Jullia Larah de Lima, eles são dedicados, carinhosos e muito extrovertidos. Nossa alegria de viver”.

Apaixonada pela educação, Nelzete iniciou seu trabalho em prol da área em 2009 na Escola Ana Vieira De Andrade, localizada no distrito de Tabuleiro. “ Lá observei que estava no caminho certo. Ademais, exerci como Diretora na escola José Aniceto Costa de 2010 a 2013, e em 2014 fui atuar na área de Supervisão na escola Amador Aguiar no distrito de Itacolomi”.

A passagem de Nelzete pelas escolas é extensa, no entanto, a dedicação e amor ao próximo que possui em sua essência encontrou pouso foi no trabalho que realiza na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). “Atualmente atuo como coordenadora da Apae, buscando trazer melhoras na vida de cada aluno, objetivando maior Inclusão social. Cheguei na Apae através de um processo seletivo, que possibilitou a maior experiência que já tive na área da educação, trazendo muitos desafios nos quais me fazem crescer como pessoa/ser humano, e como profissional”, contou de olhos marejados. Ela acrescenta que: “a Apae representa para mim, amor, solidariedade, companheirismo, dedicação e, principalmente, a luta por um mundo melhor”.

“A força dessa instituição faz-se muito mais que necessária, desestruturando a discriminação contra pessoas com alguma deficiência, auxiliando famílias para melhor qualidade de vida daquele aluno, construindo uma sociedade mais justa e solidária”, enfatizou com veemência.

Para finalizar, Nelzete diz se sentir realizada, no entanto, ainda tem um desejo latente em seu coração. “Gostaria de conquistar junto ao município a tão sonhada SEDE DA APAE para nossos queridos alunos”, declarou com emoção.

Essa é uma singela homenagem da Prefeitura de Conceição do Mato Dentro à Nelzete da Apae, essa profissional valorosa que tem feito a diferença e militado por mais políticas públicas de inclusão no município.

PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO
Fonte: SECRETARIA DE CULTURA