01 OUT 2021
OUTUBRO ROSA, MÊS DA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA
O mês de outubro é marcado ao redor do mundo pela campanha do Outubro Rosa, que surgiu na década de 1990, estimulando a discussão e prevenção contra o câncer de mama. A intenção é alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. A mobilização visa também à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade.

Prevenção:
Não há somente uma causa para o câncer de mama, sendo a idade um dos principais agravantes. Não existe garantia de evitar o aparecimento da doença, mas podemos incluir na rotina algumas ações preventivas:

. Ter uma alimentação saudável;
. Evitar o sedentarismo e praticar exercícios de forma regular;
. Manter o peso dentro do adequado;
. Amamentar;
. Evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

Por isso, é fundamental para a detecção precoce dessa doença que o autoexame – exame de toque das mamas – deve ser feito todos os meses, sempre, no quinto dia após a menstruação.

A prevenção é o melhor caminho, você não está sozinha nessa!

PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO