01 OUT 2021

CMD, SEXTA-FEIRA 01.10.2021 – Atenção, população e turistas! O Poço da Cachoeira do Tabuleiro será reaberto a partir deste sábado (02/10). A capacidade máxima é de 200 pessoas por dia, então se pretende visitar o local, chegue com antecedência.

Ressaltamos ainda que, após a movimentação de massa na Cachoeira do Tabuleiro, a Prefeitura de Conceição do Mato Dentro em parceria com um profissional habilitado, realizou uma análise preliminar. O estudo prévio indicou que o ocorrido se trata, possivelmente, de um fenômeno com causas naturais e que uma nova ocorrência é imprevisível.

Portanto, a Prefeitura segue com a realização de uma caracterização geotécnica do paredão da cachoeira para um melhor entendimento e avaliação das condições do maciço rochoso e o mapeamento das áreas com maior risco.

Informamos que, a visitação à Cachoeira do Tabuleiro volta a ser permitida e a equipe do Parque Natural Municipal do Tabuleiro será instruída a comunicar aos visitantes sobre o ocorrido e riscos envolvidos, além de os orientarem sobre medidas de segurança para menor exposição a estes, evitando ocorrências indesejáveis.

A escalada e outras modalidades verticais no setor do poço da Cachoeira continuam suspensas, aguardando a melhor avaliação, uma vez que os resultados dos estudos podem inviabilizar a prática esportiva em algumas partes do paredão. Nos setores fora da área do poço, a prática da escalada estará autorizada, também estará autorizada a prática do base jump.

Ocorrências como essa são conhecidas em paredões rochosos e também em outros parques naturais visitados pelo público.

Versão do Sistema: 3.2.5 - 03/08/2022