23 JUL 2021
ADMINISTRAÇÃO
PERSONALIDADE DE CONCEIÇÃO: DONA BENFICA, A CONCEICIONENSE DE 98 ANOS APAIXONADA PELA VIDA

CMD, SEXTA-FEIRA 23.07.2021 – “Eu sou aquela mulher a quem o tempo muito ensinou. Ensinou a amar a vida e não desistir da luta, recomeçar na derrota, renunciar a palavras e pensamentos negativos. Acreditar nos valores humanos e ser otimista.” (Cora Coralina). Sabe aquela pessoa que haja o que houver está sempre bem-disposta, pronta a servir ao próximo e de coração aberto para viver apesar de qualquer dificuldade que surgir? É a dona Benfica, uma senhorinha encantadora que vive com leveza e gratidão, esbanjando alegria e muita sabedoria. E é por isso que hoje está conosco na série Personalidade de Conceição.

Benfica Costa Lima, nasceu no dia 6 de janeiro de 1923, na comunidade de Candeias próximo a Cachoeira da Fumaça, na área rural de Conceição do Mato Dentro. “Sou filha de Agostinho Costa Lima e Ana Francisca da Cruz. Tive uma infância difícil na roça, mas de muita felicidade”, recordou acrescentando que se casou muito nova: “eu tinha apenas 15 anos, era uma menina ainda, mas mesmo assim me casei com o José Pedro da Silva conhecido como José Luís”.

Ao sair da casa do pais e aceitar o matrimônio, dona Benfica foi morar com o esposo em um lugarejo chamado Falcão. “Essa época virei dona de casa de vez, cuidava de tudo, mas também fazia farinha, ofício que aprendi ainda menina. Meu marido viajava muito com suas tropas, na época era tropeiro e percorria todo o sertão. Passamos muitos anos com essa rotina, mas aos poucos fomos construindo a nossa família e tivemos os nossos seis primeiros filhos: Helena, Zélia, Edson, Benerval, Naná e Dácio”, detalhou a mulher de fibra.

Cansado das viagens e ansiando estar mais próximo da família, Sr. José Luís recebeu uma proposta para trabalhar na Prefeitura e a oportunidade mudou a história da família. “Quando o Zé começou a trabalhar na Prefeitura, nós viemos morar na sede de Conceição. Aqui tivemos mais três filhos: Sônia, Cleber e Herber. Nossa vida mudou muito, apesar das dificuldades eu sempre gostei de morar no campo, mas a mudança era necessária para que até mesmo nossos filhos pudessem estudar”, contou a matriarca da família.

Quando dona Benfica já estava habituada com a cidade, os filhos na escola e tomando gosto pela nova vida, seu esposo partiu desse plano material. “Que tristeza, passei muito tempo de luto e saudosa quando meu amado esposo se foi, mas graças a Deus eu consegui terminar de criar meus filhos. Hoje sou vó de 12 netos: Junior, Warley, Halen, Kelen, Aline, Juliana, Gisele, Saulo, Tiago, Tales, Ana Clara e Miguel. Eles são tão lindos, você precisa ver”, se emocionou acrescentando que alguns dos netos já te deram os bisnetos Mateus, Lucas, Ana Beatriz, Lara, Natália, Gustavo, Lucas, Mateus (mais um), Bernardo, Mariana, Asafe, Vitória e Antony. Eu fico até boba de como são maravilhosos (risos)”.

Dona Benfica, no alto dos 98 anos, continua ativa e se considera uma pessoa abençoada, feliz e realizada. “Passei por muitas coisas na vida, mas venci todos os obstáculos para que hoje pudesse estar aqui e com muita saúde. Mesmo com a idade que tenho sou lúcida, faço tricô, faço bonecas de pano, leio a Bíblia e cuido das minhas plantas, só tenho que agradecer a Deus por tudo, principalmente pela minha vida”, finalizou a vovó coruja.

Essa é uma singela homenagem da Prefeitura de Conceição do Mato Dentro a Dona Benfica, esse exemplo de mulher que contagia a todos que estão a sua volta e é uma ilustríssima conceicionense.

PREFEITURA DE CMD

23/07/2021