01 NOV 2013
Seminário propõe o fortalecimento do turismo em Conceição

Realizado no dia 30 de outubro, quarta-feira, o Seminário de Turismo e Desenvolvimento Regional reuniu autoridades de Conceição do Mato Dentro, Alvorada de Minas, Dom Joaquim e Serro. Eles debateram acerca das perspectivas e entradas do turismo na região, procurando soluções para um momento crítico pelo qual CMD passa com a atuação da mineradora. Para a Secretária Municipal de Turismo de Conceição, Rejane Ottoni, a principal preocupação é a de assegurar a integridade física do turista.

O gerente geral de desenvolvimento social da Anglo American, Maurício Martins, reconheceu as dificuldades quanto a escassez de alojamentos, consequência da acomodação dos trabalhadores da empresa. Porém, segundo ele, este momento delicado tem data breve para acabar. Maurício ainda pontuou que é de interesse da mineradora que ações de fomento e capacitação sejam desenvolvidas para vender a imagem do município e os produtos aqui produzidos.

O prefeito Reinaldo César de Lima Guimarães declarou seu contentamento em saber que a Anglo reconhece os impactos causados por seu trabalho. Reinaldinho acredita que isto facilitará as negociações entre poder público e privado em prol de importantes avanços. “Temos que pensar num turismo realmente forte para Minas, Brasil e quiçá para o mundo”, disse o prefeito.

Rejane explanou sobre a realidade turística-organizacional, conclamando empresário e mineração para trabalhar efetivamente pelo desenvolvimento do turismo local. Para ela, CMD já foi um meio de atração turística apenas por seus atrativos naturais, mas hoje outros fatores estão atraindo mais pessoas, aumentando a demanda de trabalho e também responsabilidade de se trabalhar com dedicação e excelência.

A secretária informou que o COMTUR – Conselho Municipal de Turismo está efetivo, estudando maneiras de captar rendas, privilegiar comunidades e destacar o que é realmente de patrimônio social, cultural e natural. “Proponho sonharmos juntos por um turismo melhor”, disse Rejane sensibilizando a todos os presentes.

Bonito

O evento teve a colaboração de Cícero Peralta, representante do COMTUR de Bonito, Mato Grosso do Sul. Considerado um caso de sucesso, o turismo da cidade é destaque porque os envolvidos aprenderam a explorar o mercado com a devida promoção do lugar, implantação de cobrança de taxas, parcerias com agências de turismo e capacitação de guias turísticos. Tudo dentro de uma política de harmonia entre o turismo e o meio ambiente, primando sempre pela conservação da natureza que é o principal atrativo e o maior patrimônio da cidade.