14 OUT 2013
A prevenção do câncer de mama ao lado de casa

Com uma aparelhagem de alta tecnologia, a Unidade Móvel de Mamografia traz às mulheres conceicionenses prevenção e detecção precoce do câncer de mama. Sem precisar mais se deslocar a Belo Horizonte ou outros municípios, as pacientes passam por um processo de cerca de 15 minutos e depois basta aguardar o resultado do exame que ficará pronto num período de duas semanas.

Maria de Fátima Costa, 58, é uma das mulheres que não deixou esta oportunidade passar. Ela faz exames regularmente e sempre pelo SUS, porém, antes sempre teve que dedicar um tempo maior para ir até a capital onde no exame estava disponível. Agora ela conta com o conforto de ter os aparelhos perto de casa, podendo cuidar da saúde mais facilmente.

Já dona Conceição Vieira Fernandes, 83, está fazendo a mamografia pela primeira vez. Ela confessa que descuidou por medo da dor, dor esta que Maria de Fátima garante não existir: “É desconfortável, mas não é dolorido. Não se pode descuidar da saúde por causa disso. Com certeza ficar doente é muito pior”. Mas, enfim, dona Conceição resolveu fazer o exame e diz não descuidar mais.

Lembrando que, embora o programa seja destinado a mulheres na faixa etária de 40 a 69 anos, as que tiverem menos ou mais idade poderão ser atendidas mediante prescrição médica.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, as imagens acompanhadas dos laudos serão encaminhadas aos PSF´s onde as mulheres fizeram o cadastro inicial. Se nada irregular foi constatado, os exames serão entregues em domicílio pelos agentes de saúde do município. No caso de haver alterações, as pacientes serão convocadas a uma consulta, quando serão dados os devidos esclarecimentos e encaminhamentos. Esta medida foi tomada para que aquelas que estiverem sob risco não deixem de ter acompanhamento médico.

Passo 1: Cadastro manual

Passo 2: Cadastro informatizado