02 OUT 2013
Jovens e crianças aprendem no futebol as regras da vida

Desde janeiro deste ano, a rede pública de ensino tem um importante aliado no bom rendimento escolar de jovens e crianças: o futebol. À frente do projeto “Bom de Bola, Bom na Escola” está o ex-jogador Milton Tank, que, junto com a Secretaria Municipal de Esportes, tem ensinado como levar a vida a sério de forma divertida.

O “Bom de Bola, Bom na Escola” de Conceição do Mato Dentro é uma adequação do projeto que Tank conheceu enquanto prestador de serviço em outro município. O jogador já vinha trabalhando voluntariamente com os cidadãos conceicionenses, porém sem cronograma e diretrizes de trabalho. Foi então que, satisfeito com os resultados que presenciou na outra cidade, ele apresentou o projeto à prefeitura de CMD que acatou na mesma hora e não mede esforços para que o projeto tenha desenvolvimento progressivo e seja um novo referencial para a educação municipal.

Mas, para participar do projeto, não bastar ser bom em campo, tem que provar, primeiramente, que é campeão na escola. Comportamento, boletim e frequência escolares são os requisitos para passar na peneira e ter disciplina e respeito trabalhados em campo.

Segundo Tank, ele busca aplicar nos treinos a teoria da meritocracia, pela qual se aprende a fazer por merecer aquilo que se quer ter. “A vida é um jogo. Se para ganhar um campeonato é preciso treinar bastante, para ganhar na vida também é preciso muito esforço”, declarou o treinador que revelou não ter tido o mesmo incentivo quando iniciou sua carreira, tendo que aprender por si só através das dificuldades encontradas no caminho. Hoje ele quer ajudar os pequenos jogadores a se tornarem bons cidadãos desde cedo. “O esporte me deu a chance de conhecer o mundo e crescer como gente. Fico feliz em saber que estou ajudando esta geração a se afastar de cânceres sociais como as drogas.”

Participam do projeto meninos de 7 a 17 anos que treinam nos estádio do Esporte Clube – Juvêncio Guimarães nas terças e quintas nos períodos da manhã e tarde e aos sábados somente pela manhã. Quem quiser participar, basta se apresentar dos dias de treinamento munido de atestado médico e cópia da carteira de identidade.

Sobre Milton Tank

Nascido em Conceição do Mato Dentro, ele começou no futebol aos 15 anos, ganhando destaque em maio de 1990 quando jogava no Esporte Clube de Conceição e recebeu convite para migrar para o Vila Nova Atlético Clube. Foi então que, aos 18 anos, tornou-se jogador profissional e deu início a um currículo no qual se somam 27 clubes, sendo um europeu. Encerrou a carreira como jogador em 2010 e agora trabalha para consolidar sua atuação como técnico.