23 JUL 2013
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Secretaria de Desenvolvimento Social divulga andamento dos programas e projetos

A Prefeitura de Conceição do Mato Dentro, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, trabalha no desenvolvimento de vários programas e projetos com objetivo de promover a melhoria da qualidade de vida da população do município.

Nesse sentido, está em elaboração o projeto de construção do Complexo de Assistência Social, no bairro Barro Vermelho. O Complexo contemplará as sedes do CRAS e do CREAS; um Centro de Convivência; Abrigo Institucional; Secretaria Executiva dos Conselhos e Setor de Benefícios Sociais, procurando assim garantir a acessibilidade e eficácia na oferta dos serviços do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), bem como a qualidade no atendimento aos usuários.

Outra ação refere-se à implantação do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) no município. No último dia 14 de julho, a referida secretaria promoveu reunião com os moradores da comunidade quilombola de Três Barras, para discutir a implantação do programa naquela localidade.

Programa Travessia

Em parceria com o Governo de Minas, a SMDS desenvolve, no âmbito do Programa Travessia, o Travessia Social, quando serão construídos 101 banheiros em residências com privação social nesta área. Já pelo Travessia Renda, os moradores da sede e dos distritos de Santo Antônio do Norte e Itacolomi já se beneficiam dos três cursos de Elevação de Escolaridade – a iniciativa é destinada aos trabalhadores alfabetizados, maiores de 18 anos e que não concluíram o ensino fundamental. E, com isso, promover aos inscritos maiores chances de ingressar no mercado de trabalho.

“Com Licença, Vou à Luta”

Contribuir para redução das privações sociais das mulheres das comunidades rurais, por meio de ações que promovam a cidadania, a autoestima, a qualificação profissional, a elevação da escolaridade e a autonomia. É neste contexto que o projeto “Com Licença, Vou à Luta” beneficia 75 mulheres dos distritos de Costa Sena, Itacolomi, Santo Antônio do Norte e Córregos.

E, para o mês de agosto deste ano, será inaugurado o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), demanda indicada pelos participantes por ocasião da realização da Conferência Municipal de Assistência Social, em maio último.