22 NOV 2019
EDUCAÇÃO
LANÇAMENTO DO LIVRO “CARTAS DE LÁ E DE CÁ” ENVOLVE A COMUNIDADE ESTUDANTIL CONCEICIONENSE E A PRESENÇA DE FIGURAS ILUSTRES DA LITERATURA BRASILEIRA

CMD, SEXTA-FEIRA 22.11.2019 – Com o auditório do Éden Clube decorado com as cores luso-brasileiras, logo na recepção a biografia do embaixador da língua portuguesa José Aparecido de Oliveira, seguida das biografias do ex-presidente da Academia Mineira de Letras Olavo Romano e dos escritores José Santos, Selma Maria, Alexandre Sousa e Mara Senna e, o principal, a comunidade estudantil conceicionenses colorindo e inspirando saberes, o livro “Cartas de Lá e de Cá”, foi oficialmente lançado como parte da Semana da Língua Portuguesa, nessa quinta-feira (21/11).

O livro “Cartas de Lá e de Cá “, idealizado pela advogada Rosara de Oliveira Maneira, começou quando ela convidou o escritor José Santos para compor o projeto. Em dezembro de 2018, ele esteve em Conceição do Mato Dentro e sugeriu aos estudantes conceicionenses, que prontamente aceitaram, trocar cartas com os alunos da cidade de Óbidos, em Portugal, onde ele morou por alguns anos.

A partir desse episódio, iniciou-se o intercâmbio, por meio de cartas, entre 450 estudantes dos dois países, nas faixas etárias de 7 a 14 anos idade. Além de José Santos, o projeto contou com a participação do escritora Selma Maria e do professor de Óbidos Alexandre Sousa, que fazia a ponte entre Portugal e Brasil. As cartas passaram por um processo de filtro pelos três, que selecionaram trechos e imagens que posteriormente constituíram o livro.

Com várias atrações regionais que sempre emocionam o público, como a apresentação de arrepiar da saxofonista Amanda Lages Guerra, cantigas, poesias, entre outros, a manhã de autógrafos foi aberta. Compuseram a mesa de honra, o prefeito Zé Fernando, a secretária Municipal de Educação Juliana Rajão juntamente com a secretária-adjunta Márcia Duarte e a coordenadora pedagógica Rejani da Cruz, os escritores José Santos e Selma Maria, o professor Alexandre Sousa e o presidente da Câmara Municipal vereador Cláudio Oliveira.

“O Cartas de Lá e de Cá é um projeto de educação e cultura, onde afirmamos a nossa história, a nossa memória e projeta um futuro de solidariedade e amor entre as pessoas. Estou muito feliz com o lançamento do livro, que foi feito pelas crianças de Conceição do Mato Dentro e de Óbidos, em uma parceria e uma integração entre os dois países. É um projeto que vai dar frutos e já estamos pensando na segunda etapa dessa iniciativa que nos orgulha muito”, comemorou o prefeito Zé Fernando.

Além das autoridades citadas na mesa de honra, o evento também contou com a presença do ex-presidente da Academia Mineira de Letras Olavo Romano, da escritora e poetisa Mara Senna e do secretariado municipal. A programão da Semana da Língua Portuguesa se estendeu durante todo o dia e termina nesta sexta-feira (22/11).

É importante ressaltar que, simultaneamente ao lançamento em Conceição do Mato Dentro, a advogada Rosara de Oliveira Maneira participava do lançamento do livro em Óbidos. Cartas de Cá e de Lá que será distribuído gratuitamente para escolas e bibliotecas, foi inspirado nos ideais do saudoso José Aparecido de Oliveira.

Álbum de fotos em nosso Facebook!

PREFEITURA DE CMD

Fonte: Administração