21 NOV 2019
CULTURA
2º ARTESANAL CONSOLIDA CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO COMO UM POLO DE CULTURA E GASTRONOMIA DO ESTADO

Festival da Cachaça, do Queijo e da Cerveja reuniu mais de 5 mil pessoas em quatro dias de evento

CMD, QUINTA-FEIRA 21.11.2019 – A Prefeitura de Conceição do Mato Dentro e a Coreto Cultural realizaram a 2ª edição do Artesanal – Festival da Cachaça, do Queijo e da Cerveja de Conceição do Mato Dentro. Shows, exposição e venda de produtos, concurso de queijos e palestras integraram a programação que aconteceu de 14 a 17 de novembro, no Mercado Municipal Maurílio Lages e no Largo do Mercado.

Sucesso absoluto, o Artesanal alcançou o compromisso de firmar Conceição do Mato Dentro como um dos principais polos gastronômicos e culturais de Minas Gerais. Em sua 2ª edição, o Festival se fortaleceu como uma experiência gastronômica carregada das tradições, culturas e sabores da cidade. Em 2019, diferente do ano anterior, a programação do evento contou com quatro dias de atividades. Participaram do evento 7 rótulos de cervejas, 5 de cachaças e cerca de 15 produtores de queijos representados pela Associação Municipal de Produtores Artesanal do Queijo do Serro (AMPAQS).

O prefeito José Fernando Aparecido de Oliveira ressalta que “nossa cidade tem o título de capital mineira do ecoturismo e agora, além dos atrativos naturais, históricos e culturais, que atraem turistas de vários lugares, estamos ganhando visibilidade pela originalidade dos eventos que movimentam não apenas Conceição, mas a região como um todo. O Artesanal foi um grande sucesso em sua primeira edição, no ano passado, um evento que valorizou nossa tradição gastronômica, ícones de nossa identidade cultural; estamos trabalhando agora para que a festividade supere as expectativas e se fortaleça no calendário dos eventos importantes do estado, mesclando entretenimento e oficinas educativas.”

Cristiano Oliveira, produtor da cerveja Serro Bier, acredita que o festival “é muito importante, não só pra mim como produtor de cerveja artesanal, mas também para os outros produtores de queijo e cachaça. E ajuda a resgatar a verdadeira cultura mineira dos produtos de qualidade e naturais, sem química, sem conservantes. Hoje em dia, a cerveja brasileira, infelizmente, está muito industrializada, então esse caminho artesanal é um atalho para trazer qualidade e produtos com sabores e excelência para o cliente.”.

Seu Adãozinho, produtor da cachaça Monte Verde entende a importância do Artesanal e afirma que “um festival desse agrega valor ao nosso produto e traz um público que aprecia a nossa cachaça, que é feita com muito cuidado e com muito esmero. A gente espera que o festival continue e parabenizamos a secretaria de cultura por isso.” .

Já Geisi Oliveira, representante da AMPAQS, destaca que o festival “é muito importante para a associação devido ao grande número de turistas que vem para o festival e também conhecem os queijos da região.”.

Além do cronograma oficial do evento, o festival ainda contou com a final do 14º Festival Gastronômico Sabores do Mato Dentro, que aconteceu no sábado (16). O grande vencedor do concurso foi o Radiola Studio Bar.

Fora os produtos que dão nome ao evento como o queijo, cachaça e cerveja, o Artesanal ainda trouxe para o Largo do Mercado grandes shows e atividades. No total, 17 atividades entre shows e ações recreativas fizeram parte da programação que foi inteiramente gratuita e aberta ao público.

Silvia Gomes, Geisa Carneiro, Violeiros do Espinhaço, Quadrado Carbono e Trio Lampião foram algumas das atrações que integraram a programação musical, já a Estação Criativa é a responsável pela programação infantil do Festival. O evento ainda contou com a “Harmonização comentada com Eduardo Girão – Degustação de queijos, cachaças e cervejas”.

O público conceicionense presente nos quatro dias de evento alcançou a marca total de 5300 pessoas, sendo 1200 no primeiro dia, 1500 no segundo, 1800 no terceiro dia e 800 pessoas no último dia.

Lilian Nunes, diretora da Coreto Cultural, acredita que “a ampliação e fortalecimento do festival mostra-se, também, relevante para o turismo, aquecendo o setor e fomentando o comércio e a hotelaria da cidade. O turismo gastronômico, segundo a Organização Mundial do Turismo, é o terceiro motivador de viagens, sendo que no estado de Minas Gerais representa mais de 20% do turismo na região.”

A 2ª edição do Artesanal – Festival da Cachaça, do Queijo e da Cerveja encerrou sua programação consolidada como um dos grandes eventos gastronômicos e culturais da região.

PREFEITURA DE CMD

Fonte: Administração