21 OUT 2019
RIMAS E ESPETÁCULOS MUSICAIS ENCERRAM A PRIMEIRA EDIÇÃO DA DIVERA

Em sua primeira edição, a Festa reuniu centenas de pessoas no Largo da Capela de Santana

CMD, SEGUNDA-FEIRA 21.10.19 – Ao longo de três dias a DiVera – Festa da Palavra e Cultura de Conceição do Mato Dentro trouxe para cidade atividades que exaltaram as mais variadas formas de semear a cultura por meio da palavra. De contação de histórias às batalhas de rimas, o Largo da Capela de Santana foi palco de uma linda festa que reuniu centenas de pessoas entre os dias 18 e 20 de outubro.

O terceiro e último dia do evento foi recheado de atividades, em especial para as crianças que participaram de oficinas, escutaram histórias e dançaram ao som de espetáculos musicais. A manhã de domingo iniciou com a contação de histórias de Dinda, logo depois a Estação criativa comandou várias oficinas que despertaram a criatividade das crianças.

O autor Marcelo Xavier foi um dos destaques do dia com a palestra “A magia da ilustração tridimensional”, em que ele conversou sobre sua jornada na literatura infantil e as ilustrações tridimensionais em suas obras. Marcelo Xavier também ministrou a oficina de massinhas em que os participantes construíram bonecos de massa a partir da orientação do autor.

As pinturas de mural também estavam presentes no último dia de Divera. A artista Anna Göbel ministrou a oficina pintura de mural, enquanto Nila finalizou a obra do muro que vinha sendo pintado desde o último sábado (19).

A escritora Rosana Mont`Alverne encerrou sua participação na festa com a aula-espetáculo “O contador de histórias e a descoberta da literatura na infância”. Em seguida foi a vez da turma do espetáculo Coração Palpita entregar um verdadeiro show e levantar a criançada.

O encerramento oficial do evento aconteceu ao som de versos e rimas. A Batalha CMD e Mega do CP convidaram kadu do Anjos, do Centro Cultural Lá da Favelinha – em Belo Horizonte, para a batalha dos passinhos e, assim, finalizar a primeira edição da DiVera ao som de hip hop e muita dança.

O evento encerra suas atividades em 2019 com a certeza de que a cidade se consolida como um dos grandes polos de disseminação da cultura em Minas Gerais. A DiVera – Festa da Palavra e Cultura é uma realização da Prefeitura de Conceição do Mato Dentro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico e do Instituto Periférico.

PREFEITURA DE CMD