24 SET 2019
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
PRINAGEM: PREFEITURA RECEBE CONSULTORIA DE ALUNOS DA FUNDAÇÃO JOÃO PINHEIRO

CMD, TERÇA-FEIRA 24.09.2019 – A Prefeitura de Conceição do Mato Dentro foi escolhida para participar do Programa de Internato em Administração e Gestão Municipal (Prinagem). A proposta foi receber alunos do curso de graduação em administração pública da Escola de Governo da Fundação João Pinheiro (EG/FJP) para uma troca de experiências: aprender com os servidores e também contribuir com a melhoria dos processos e políticas públicas no município.

De acordo com a secretária Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico Renata Guimarães, a pasta sugeriu aos alunos quatro demandas para que pudessem aprofundar os estudos e trabalhá-las. “De imediato eles acolheram as quatro, em conjunto iniciamos um cronograma das atividades para o período de execução do projeto e no mesmo dia já iniciaram os trabalhos. Todas as demandas que eu os apresentei foram acolhidas e atendidas com excelência”, ponderou a secretária.

Renata acrescenta que os estudantes vivenciaram o dia a dia da prefeitura, tiveram acesso às legislações municipais e organogramas para auxiliar na execução dos trabalhos. “Apresentaram ao prefeito o Prinagem e suas principais atividades e também entrevistaram todos os secretários municipais para construírem uma análise comportamental relativa às ações, aos projetos e aos programas contemplados no Plano de Governo e no Orçamento Participativo executado pela Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico na gestão 2017-2020”, detalhou.

A secretária destaca o brilhantismo do trabalho que realizaram junto ao planejamento no levantamento de duas principais receitas: ISSQN e o ICMS, com o objetivo de construir uma metodologia de cálculo da previsão das receitas orçamentárias a serem inseridas na Lei Orçamentária Anual – LOA 2020.

“Diante de todo o trabalho apresentado e dos relevantes conteúdos e estudos produzidos foi uma honra ser tutora desse projeto e só posso afirmar que Conceição do Mato Dentro tem o interesse de se inscrever novamente e ficaremos na torcida para sermos selecionados. E, por fim, destaco a importância de programas como o Prinagem para os municípios, pois amplia e atualiza a visão dos gestores municipais colocando em prática os conhecimentos e habilidades adquiridas pelo alunos durante a graduação em administração pública”, pontuou Renata Guimarães.

PREFEITURA DE CMD

Fonte: Administração