30 JUL 2019
SAÚDE
O MAIOR COMPROMISSO DA GESTÃO 2017/2020 É REALIDADE: PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO ASSINA ORDEM DE SERVIÇO PARA INÍCIO DAS OBRAS DO HOSPITAL REGIONAL

Como dizia Miguel de Cervantes: “quando se sonha sozinho é apenas um sonho. Quando se sonha juntos é o começo da realidade”. A administração 2017-2020 sonhou, junto com os conceicioneses, em ter um hospital com estrutura ampla e moderna e capacidade de atender a demanda de toda a população e região. A junção deste sonho hoje deu origem a uma nova realidade na saúde municipal. O prefeito Zé Fernando acaba de assinar o contrato que dá ordem de serviços e marca o início das obras do Hospital Regional de Conceição do Mato Dentro.

Na ocasião, além do prefeito acompanhado da vice-prefeita Ivete Otoni, estiveram presentes o secretário Municipal de Infraestrutura e Transportes Ricardo Guerra, o engenheiro da prefeitura Jerfran Januário Oliveira, o secretário-adjunto de Saúde Geraldo Minelli e o fundador da GM Engenharia & Construtora (responsável pela obra) Gleydson Marinho Silva.

O INÍCIO DE UMA NOVA ERA NA SAÚDE MUNICIPAL

Mesmo em meio à crise financeira que assola os municípios mineiros, a Prefeitura de Conceição do Mato Dentro continua ampliando os investimentos na área da saúde. “O Hospital Regional, construído integralmente com recursos próprios, é a maior conquista na saúde de Conceição dos últimos tempos. Somente quem tem um doente em casa sabe a importância de poder contar com serviços médicos de qualidade, com infraestrutura adequada, atendimento humanizado e, sobretudo, gratuito”, comemorou o prefeito Zé Fernando.

De acordo com a secretária Municipal de Saúde, Marizélia Radicchi, a administração tem batalhado desde o primeiro dia do mandato do Prefeito pela materialização desse sonho. “Para que hoje este sonho conceicionense se tornasse realidade, tivemos que passar por vários processos. Juntamente com os técnicos da Secretaria de Estado de Saúde (SES), elaboramos o projeto arquitetônico conforme orientação e norma técnica e estudo de viabilidade. Fizemos todas as adequações solicitadas e tivemos a aprovação final da vigilância estadual no início de julho para a construção do hospital”, explicou Marizélia Radicchi.

A secretária informa sobre a importância dos estudos que foram feitos anteriormente. “Tivemos o cuidado de fazer um estudo de viabilidade técnica para que pudéssemos construir um hospital dentro da necessidade de Conceição e com condições de passarmos a ser referência para os municípios que estão em nosso entorno em um futuro próximo”, ressaltou.

Em relação à infraestrutura, Marizélia afirma que o novo hospital “terá três salas cirúrgicas, sendo uma de maior porte, área de obstetrícia com pré-parto e pós-parto (PPP), leitos e bloco. Além de áreas técnicas com administrativo, farmácia medicamentosa e estoque, setor de nutrição dietética (SND), laboratório de análises clínicas (para coleta de material e realização de exames), unidade de internação para pediatria, clínica médica, cirúrgica – uma ala de internação para esses casos – e outra separada para obstetrícia”, completou Radicchi.

A secretária reforça ainda que o hospital está sendo construído em uma área da prefeitura que dispõe de espaço para ampliações futuras. “Além do que já citei, o hospital contemplará uma área de diversos diagnósticos, entre eles, tomografia, ultrassom e eletro. Outro ponto positivo neste terreno é que temos espaço, caso seja necessário, para ampliar leitos e serviços de maior complexidade, a exemplo, no futuro: CTI e hemodiálise”, ponderou Marizélia.

O atendimento no novo hospital será para as internações em caráter eletivo e as urgências oriundas da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). “O hospital será para as internações hospitalares, clínicas e cirúrgicas. A porta de urgência permanecerá sendo a UPA”, finalizou a secretária Municipal de Saúde.

CONHEÇA O HOSPITAL

O Hospital Regional de Conceição do Mato Dentro, que contará com uma área de 3.589,90m², tem seu projeto orçado no valor previsto de R$ 10.000.000 (dez milhões de reais). As obras que foram iniciadas na última semana vão seguir um cronograma de execução com previsão de término em 18 meses.

Localizado na rua Bentinho Simões, no bairro Saudade, o novo hospital abrigará serviço de Atendimento Ambulatorial, Apoio Diagnóstico, Centro Cirúrgico, Centro de Parto Normal, Unidade de Internação com 57 leitos, Central de Material Esterilizado, além de apoio técnico e administrativo, lavanderia, Serviço de Nutrição e Dietética, Abrigo de Resíduos, Central de Abastecimento Farmacêutico, almoxarifado, administração e manutenção.

PREFEITURA DE CMD

Fonte: Administração