26 JUN 2013
DESENVOLVIMENTO RURAL
Iniciativas da Secretaria de Agricultura beneficiam pequenos produtores, escolas e creches municipais

A Prefeitura de Conceição do Mato Dentro, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, é responsável por desenvolver e executar programas e projetos nas áreas de agropecuária, agricultura familiar, abastecimento, hortas escolares e comunitárias.

De acordo com o secretário João Lages Floresta, entre as várias atividades destaca-se o plantio de feijão que, há mais duas décadas, é feito utilizando o sistema de meeiros. “Nesse tipo de parceria, a Prefeitura oferece toda a estrutura necessária ao agricultor. Como por exemplo, o direito ao uso da terra, o empréstimo de equipamentos agrícolas e doação de adubos. Ao final, a produção é dividida igualmente entre o agricultor e o Centro Agropecuário, estimulando assim a agricultura familiar”, explica.

Outra espécie desenvolvida no espaço é a cana-de-açúcar. Cultivada em viveiros, as mudas são doadas aos pequenos produtores do município. A produção de hortaliças também é bastante expressiva e conta com uma variedade muito grande, entre elas: alface, cebolinha, salsa, cenoura, rúcula, beterraba, brócolis, almeirão, pimentão, abóbora e pepino. Reforçando a qualidade dos alimentos, João Lages comenta que a maioria dos alimentos é cultivada livre de agrotóxicos.

O secretário afirma, ainda, que os legumes e verduras são distribuídos gratuitamente às escolas municipais, creches e ao hospital. A produção excedente, quando é o caso, é comercializada no Mercado Municipal.