13 DEZ 2018
EDUCAÇÃO
ESCRITOR VISITA CONCEIÇÃO E PROPÕE TROCA DE CARTAS ENTRE ALUNOS DO MUNICÍPIO E OBIDOS, EM PORTUGAL

CMD, QUINTA-FEIRA 13.12.2018 – O escritor José Santos visitou Conceição do Mato Dentro esta semana com um projeto instigador para estudantes do município: a troca de cartas com alunos da cidade de Obidos, em Portugal, onde ele já morou por alguns anos. José disse que em tempos de Internet decidiu resgatar em crianças o gosto pela escrita por cartas. A ideia é que elas contem para os colegas do outro lado do oceano como é a sua cidade, com dúvidas, informações e descobertas. A meta é que o resultado do projeto se transforme em livro.

Em conversa com alunos do 4º ano da Escola Municipal João Lima, José Santos despertou o interesse da classe que se mostrou animada com o projeto.

Obidos é uma vila medieval banhada pelo mar, com cerca de 12 mil habitantes, e muito bem preservada, inclusive com um imponente castelo.

José Santos é mineiro de Santana do Deserto (MG). É autor de vários livros de poesia para crianças e jovens. Na sua passagem por Conceição do Mato Dentro, ele descreveu a cidade em verso com a colaboração de Cláudio Guerra, Renato Biscoito, Luis Carlos da Silva, Eugenio Lages, Diva Lúcia, Silvana Lages e Rejane Guerra

POESIA

Em Conceição do Mato Dentro

E não é que cheguei a Conceição?

Quanto verde, quanta vegetação!

Vi braúna, quaresmeira,

vinhático, cedro, jatobá.

Vi sucupira e ipê roxo

angico, candeia, jacarandá.

Mais assa peixe, quebra pedra

arnica e canela de ema

pé de boldo, salsaparrilha

ai… fiquei sem rima pro poema.

Num quintal tinha mostarda,

couve, alface, almeirão,

serralha e ora pro nobis,

era coisa demais, que confusão:

eu não sei se Conceição é que tá dentro do mato

ou se o mato é que tá dentro de Conceição?

11 de dezembro de 2018

O escritor José Santos com alunos da Escola Municipal João Lima, acompanhado da secretária de Educação, Juliana Rajão, a diretora e a professora da escola. Ele também apresentou seu projeto à secretária

de Cultura e Patrimônio Histórico, Silvana Lages