15 FEV 2013
ADMINISTRAÇÃO
Mix de atrações musicais e organização marcaram o Carnaval de Conceição do Mato Dentro

Realizado pela Prefeitura de Conceição do Mato Dentro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico, o carnaval conceicionense foi marcado por um clima de muita tranquilidade e segurança – resultado de um planejamento estratégico que envolveu várias secretarias municipais e outros agentes públicos.

Para animar os foliões, as presenças das bandas Ponto G, Expresso Hits, Ty Kerê, Ziriguidum, Vil Metal, Du Bandu, Top Swing, Mania de Toalha e o cantor Paulinho Oliveira. Outra atração foi a escola de samba Grêmio Unidos da Band, ocasião em que a ex-presidente da agremiação, a Dona Nidimir, foi homenageada pelo filho Gilvan; e as apresentações do grupo de dança Extremesse e do Bloco do Xisto, levantando o astral da galera.

Também vale registrar a decoração da Praça Ubaldina. Primando pela riqueza histórica e cultural da cidade, a ornamentação buscou, por meio de 30 luminárias instaladas na área privativa do evento, divulgar aos munícipes e turistas pontos paisagísticos, históricos e personagens que compõem a história do município. Entre as fotos que compuseram o cenário, as do senhor Xisto, dona Nidimir, o inesquecível Bacurau e a festa de Nossa Senhora do Rosário, declarada patrimônio imaterial.

Estrutura e organização do evento

Vale ressaltar, ainda, a estrutura montada a fim de garantir a integridade física dos foliões. No quesito saúde, três ambulâncias localizadas em pontos estratégicos com uma equipe composta por três médicos, sendo dois clínicos e um ortopedista, ficaram à disposição durante todo o período, e outras duas para atendimento em casos de emergência. Além de uma unidade disponível no distrito de Santo Antônio do Norte (Tapera).

Em relação à segurança, 25 profissionais de empresa particular foram contratados especialmente para a ocasião. Importante citar o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) que, além de contar com o efetivo local, trouxe 18 policiais de Belo Horizonte e Governador Valadares. Para a secretária municipal de Cultura e Patrimônio Histórico, Júlia Celly Santana, as ações definidas no planejamento estratégico garantiram o sucesso da festa. “A realização de eventos, principalmente os de grande porte como é o Carnaval, exige muitos cuidados e participação de vários agentes públicos. Para isso, contamos com o envolvimento das secretarias municipais de Saúde, Turismo, Meio Ambiente e Administração, Polícia Militar e o Ministério Publico. E, graças a união de todos, os foliões tiveram a oportunidade de curtir com tranquilidade esta grande manifestação brasileira”, afirma.

Ainda sobre segurança, compartilha da mesma opinião o 2º tenente e comandante do Pelotão da Polícia Militar de Conceição do Mato Dentro, Bruno Andrade Silva. “Havia uma expectativa muito grande se conseguiríamos atender as demandas que são comuns nesse período, levando em conta os últimos episódios registrados na cidade e também por experiências profissionais vivenciadas em outras localidades. Felizmente fomos surpreendidos positivamente, e o bom desempenho do nosso trabalho também se deve à organização do evento, o que faço questão de destacar”, justifica. Ainda de acordo com tenente, foram registradas pequenas ocorrências, no entanto, sem gerar maiores danos ou repercussão negativa para o evento.