21 SET 2017
GESTÃO DEMOCRÁTICA E TRANSPARENTE

Conceição do Mato Dentro vivenciou um momento de grande importância na última quarta-feira, 13 de setembro de 2017. Foi realizada, na Câmara Municipal, a audiência final do Orçamento Participativo 2017 finalizando um amplo trabalho de inclusão da participação popular na gestão pública municipal.

Ao longo processo foram realizadas 15 assembleias e 1 audiência, alcançando todos os bairros e distritos com um total de 433 participações.

Instituído em 2014 pela Lei 2101/2014, o Orçamento Participativo é um processo democrático de gestão que permite que os cidadãos participem de forma ativa na definição das políticas públicas e na definição das prioridades para cada área de planejamento. É um processo através do qual a população decide, de forma direta, a aplicação dos recursos em obras e serviços que serão executados pela administração municipal.

Durante a assembleia final do Orçamento Participativo 2017 houve espaço aberto para a manifestação dos cidadãos que se inscreveram. Alguns endossaram questões já identificadas pela Prefeitura na campanha do Orçamento Participativo enquanto outros pontuaram questões novas, que foram registradas em ata e serão também consideradas. O secretário municipal de planejamento, Ailton Neves, apresentou aos presentes os resultados da ação e ressaltou o aumento da participação popular neste ano.

Além da atuação da equipe da secretaria de planejamento e de colaboradores de outras secretarias, o trabalho contou com o suporte da Universidade Federal de Viçosa, que desde julho de 2017 está desenvolvendo trabalhos de modernização da administração municipal.

Segundo o prefeito municipal Zé Fernando: “A importância do orçamento participativo é inquestionável. A lei possibilita a inclusão do cidadão no processo de desenvolvimento do município, garantindo às pessoas a oportunidade de protagonizarem as transformações que almejam. Ninguém melhor que o cidadão, que vive o dia a dia da cidade, para opinar sobre as prioridades da gestão”.

Compuseram a mesa de abertura o Prefeito Zé Fernando, a vice-prefeita Ivete Ottoni, o secretário de planejamento Ailton Neves e o presidente da Câmara João Marcos Otoni.

Gestão 2017 | 2020 – Juntos por um novo tempo.

Fonte: Administração