05 JUN 2017
O TURISMO COMO MODO DE APRENDIZAGEM

O TURISMO COMO MODO DE APRENDIZAGEM

O prefeito Zé Fernando recebeu um grupo de alunos e professores do Colégio Antônio em excursão pelo nosso município.

O Colégio Antônio de Belo Horizonte, uma escola franciscana nos trópicos, tem enraizado em suas práticas pedagógicas o gosto de oferecer aos seus alunos a oportunidade de aprender fora dos muros da Escola. Assim, imbuídos do espírito investigador e do olhar curioso que moviam o botânico francês Auguste de Saint-Hilaire e os naturalistas bávaros Johann Baptist Von Spix e Carl Friedrich Von Martius, que nos visitaram nos séculos XVIII e XIX, uma primeira expedição composta por 47 alunos, acompanhados dos professores de biologia Felipe Scalabrini, Ana Carolina, Marcelo Fernandes e Rogério Janot – este sobrinho do procurador geral da República Rodrigo Janot – visitou Conceição e alguns de seus arredores, que constituem partes da Reserva Mundial da Biosfera do Espinhaço.

Antes de se dirigiram ao distrito do Tabuleiro, onde permaneceram por três dias, durante os quais “foi possível aprender de verdade sobre coisas reais” – segundo o relato de um aluno – o grupo visitou a Igreja Matriz e pôde testemunhar os trabalhos de sua restauração. A igreja é uma joia rara do barroco mineiro, cuja riqueza, ainda está por ser totalmente conhecida, pois se esconde sob várias camadas de tinta, como revela o trabalho competente e paciente dos restauradores.

Atento aos inúmeros benefícios que o turismo de qualidade aporta à comunidade, o prefeito Zé Fernando recebeu com alegria os alunos e professores da Centenária Instituição. Durante o encontro, o prefeito fez um breve relato sobre as origens da cidade, deu boas vindas àqueles que estavam prestes a viver uma experiência única, só possível fora dos muros escolares.

A prefeitura apoia e incentiva projetos desta natureza, pois acredita que o turismo “sócio-cultural e educacional” é o que melhor atende às necessidades econômicas, sociais e ecológicas da cidade.

Quanto aos alunos, ficou aquele gostinho “vamos voltar”!

Novas expedições já estão programadas. Sejam bem-vindos!

Gestão 2017 | 2020 – Juntos por um novo tempo.