O terceiro mutirão de limpeza contra a dengue, realizado nesta semana, sinalizou um grande avanço para a saúde pública. Com a redução drástica do volume de materiais recolhidos, a Prefeitura vê os resultados concretos de um trabalho de sensibilização que vem sendo feito diretamente à população pela Secretaria de Saúde. Uma Conceição mais consciente é o que marca esse mutirão.
De segunda a quinta-feira, foram recolhidas dos quintais das casas 4 toneladas de materiais que funcionavam como recipientes de água, aumentando o risco de proliferação do mosquito Aedes Aegypti. Nos dois primeiros mutirões, a coleta foi de 12 e 13 toneladas respectivamente.
Para o coordenador de zoonoses da Prefeitura, Marco Paulo Sanches, o número de agora representa um compromisso firmado por todos, população e órgão público. “Tivemos números alarmantes de casos de dengue nos últimos anos em nosso município e sabemos que a melhor forma de evitar que isso se repita é cada um fazendo a sua parte. As pessoas entenderam a sua responsabilidade e vamos trabalhar para que essa conscientização só evolua”.
Último Dia
Aqueles que perderam o dia da coleta especial têm mais uma chance para limpar o quintal e se livrar de tudo o que possa ser morada do mosquito. Amanhã, sexta-feira, o caminhão da coleta vai passar fazendo o recolhimento dos materiais remanescentes.
Os moradores devem colocar tudo para fora no início da manhã. Mas não esqueça: essa é uma coleta especial. Não coloque entulhos ou lixo comum junto dos materiais.
Informações: (31) 3868-2698.
Sustentabilidade
Das 4 toneladas, aproximadamente 85% são de materiais recicláveis que foram encaminhados para a ASCAMATO – Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis. Ou seja, o que era lixo nos quintais das casas e apresentava riscos à saúde, agora ganha valor comercial e é fonte de renda às famílias em vulnerabilidade social. Além disso, os resíduos com alto potencial de poluição do meio ambiente serão reciclados e transformados em novos materiais, evitando que sejam extraídas mais matérias primas da natureza.
É o trabalho integrado fazendo a diferença!