A febre maculosa é algo sobre o que tem se falado muito nos noticiários de Minas Gerais. É uma doença transmitida ao homem pelo carrapato-estrela, que se alimenta do sangue de animais de grande porte como bois e cavalos. Também pode ser encontrados em cachorros, algumas aves domésticas e na capivara.
Quando o carrapato-estrela, infectado pela bactéria Rickettsia rickettsii, fica em contato com a pela das pessoas, ele transmite a febre maculosa. Quanto menor o carrapato, mais perigoso ele é, porque é mais difícil de ser notado e, portanto, fica mais tempo grudado na pele.
O estado já registrou 10 casos da Febre Maculosa em 2016, sendo 04 óbitos. De 2008 para cá, os registros somam 111 vítimas e 46 mortes.
Em Conceição do Mato Dentro NUNCA houve um registro de caso da febre, mas não se pode descuidar, pois o carrapato-estrela está presente em nosso ambiente. Por isso, a Secretaria de Saúde tem algumas dicas de segurança para você e sua família:
•Após andar a cavalo, tratar animais ou andar em campos e matas, examine o seu corpo cuidadosamente;
•Cuidado com as crianças! Elas precisam de ajuda para localizar os carrapatos na pele;
•Coloque as barras das calças dentro das meias e calce botas de cano mais alto quando precisar estar em alguma área onde pode haver carrapatos;
•Se você mora ou trabalha em ambientes propícios ao carrapato, procure examinar o seu corpo a cada três horas, pois o carrapato só transmite a doença após quatro horas grudado na sua pele;
•Utilize periodicamente carrapaticidas em cães e cavalos, conforme recomendações de um médico veterinário.
•Se sentir algum sintoma, vá ao médico e informe se teve contato com o carrapato ou se esteve em ambientes onde você possa ter sido picado.
Sintomas
A doença começa de repente com um conjunto de sintomas semelhantes aos de outras infecções: febre alta, dor no corpo, dor da cabeça, falta de apetite e desânimo. Depois, aparecem pequenas manchas avermelhadas, as máculas, que crescem e tornam-se salientes. Isso acontece porque a febre maculosa causa inflamação dos vasos sanguíneos e esse é o sintoma que pode levar a pessoa à morte.
Uma curiosidade que pode ajudar no diagnóstico é que a febre maculosa apresenta erupções cutâneas também na palma das mãos e na planta dos pés, o que em geral não acontece nas outras doenças que também apresentam vermelhidão (sarampo, rubéola, dengue hemorrágica, por exemplo).
Tratamento
A febre maculosa tem cura, mas para isso é preciso que o paciente seja medicado logo nos primeiros dois ou três dias. O atraso no início do tratamento pode provocar complicações graves, como o comprometimento do sistema nervoso central, dos rins e pulmões, das lesões vasculares e levar ao óbito.