28 JUN 2016
Descontração e capacitação para o sucesso da educação

A educação, para ser efetiva e eficaz, precisa de profissionais bem qualificados. O que a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, vem fazendo desde 2013 com a capacitação continuada do corpo docente. E de uma maneira diferente a SME complementa a capacitação técnica com a pessoal. Entenda como funciona o Módulo II, um método que surgiu com o novo plano de cargos do magistério, também em 2013.

O Módulo II é uma capacitação extra classe realizada por meio de encontros mensais promovidos pelo setor pedagógico da Secretaria de Educação. As atividades são variadas e propõem a interatividade e a conectividade de toda a equipe, afim de superar as dificuldades e tornar a rotina escolar mais leve e produtiva.

O último encontro aconteceu no dia 14 de junho na Escola Municipal João Lima e contou com a colaboração de Carla Simone, que propôs o World Café. Foram envolvidas 41 professoras do ensino fundamental no método de conversação que tem por objetivo promover diálogos construtivos, acessar inteligência coletiva, aumentar a capacidade coletiva de criar e trocar conhecimento. O tema central das atividades foi a inclusão.

Entre os pontos de mais destaque do momento, foi o reconhecimento unânime de que a sala de aula é uma grande oportunidade de trocas, onde elas ensinam e aprendem a todo momento. E que, para haver para haver inclusão, é necessário que elas tenham ferramentas, capacitação, entendimento e recursos para fazer a lei da inclusão valer de verdade; e ainda, que adaptar-se ao tempo da tecnologia e à geração dos alunos tecnológicos é um desafio, mas que juntos, professores e alunos, podem encontrar novos meios para educativos que atenderão às necessidades e aos anseios de todos.

A secretária municipal de Educação, Juliana Rajão, avalia o momento: “O Módulo II foi criado para complementar a capacitação dos nossos professores, mas com o objetivo também de fazer desse momento um momento de reflexão e troca. E tem dado muito certo. Não temos dúvidas de que um profissional que recebe atenção e valorização é mais feliz e trabalha melhor”.