04 MAI 2016
Prótese dental será fornecida nos postos de saúde

As imagens registram o antes e depois de uma pessoa com ausência total de dentes que recebeu uma dentadura.

A Prefeitura de Conceição do Mato Dentro segue ampliando a oferta dos serviços públicos de saúde. Com a implantação de nove consultórios odontológicos e assistência diária em saúde bucal, a Secretaria de Saúde avança mais. A partir deste mês de maio as unidades básicas de saúde da sede do município também farão próteses dentárias.

As próteses fornecidas serão as do modelo móvel total (“dentadura”) e parcial (“perereca”). A prótese é indicada em casos de ausência total ou parcial de dentes sob a necessidade de reabilitação bucal em todas as suas funções: estética, fonética e mastigação.

A secretária de Saúde, Paula Graciano, explica que as próteses dentárias estão previstas nas determinações do Ministério da Saúde, no acesso integral aos serviços de saúde pública. No entanto, o credenciamento junto ao Governo Federal para a implantação do Laboratório Regional de Prótese Dentária, datada de 13 de maio de 2015, não foi viabilizado sob a justificativa de insuficiência financeira para atender os municípios.

“Diante disso, decidimos não esperar mais. O prazo para credenciamento foi reaberto e vamos tentar trazer o serviço para Conceição, mas a população não pode ficar desatendida por tempo indeterminado. Então, as próteses dentárias estão sendo viabilizadas com recurso próprio do Município até quando for necessário”, explicou a secretária.

Para agendar a sua consulta com o dentista, procure a UBS mais próxima da sua casa e se informe sobre os procedimentos necessários.