As turmas da educação infantil da Escola Municipal João Lima ganharam recentemente um novo modo de aprender. A projeto didático surgiu da necessidade de desenvolver uma alfabetização letrada nos alunos de 4 e 5 anos, respeitando as suas possibilidades e contribuindo essencialmente para o desenvolvimento do hábito pela leitura.
O livro “Bom dia todas as cores”, da escritora Ruth Rocha, foi escolhido para as primeiras atividades. Inicialmente, os professores apresentam a obra às crianças, propondo inferências com os alunos através de elementos pretextuais. Tudo é observado, da capa ao autor, e cada parte é relacionada a uma atividade diferente. Tão acostumadas a imaginar histórias, as crianças são agora convidadas a criar a partir de uma história comum e já escrita.
Para a pedagoga e autora do projeto, Giselle Cirino, a literatura infantil ganha um manejo inovador dentro das escolas. “É apresentada aos professores uma sequência didática que propõe atividades diversas, das artes à interpretação de texto. Uma maneira de aplicarmos o letramento respeitando a natureza da criança.”
Na introdução do projeto, a obra de Ruth Rocha ganhou uma adaptação para o teatro de palitoches, pelo qual todos os personagens do livro e suas principais características foram apresentados aos alunos. Num segundo momento, haverá a apresentação pessoal da escritora, que será interpretada por uma das servidoras da escola e introspectivamente se aproximará das crianças para falar sobre a sua vida e contar as suas histórias.
O projeto também já chegou às escolas das comunidades do Baú, Candeias, Tabuleiro, Meloso e Quatis e também na José Aniceto Costa, na sede de Conceição.
São objetivos desse projeto:
Vivenciar estratégias de leitura que ajudem as crianças a:
Antecipar a leitura apoiando‐se no título e nas ilustrações;
‐Confirmar ou refutar as suas antecipações;
‐Narrar acontecimentos ou histórias com começo, meio e fim;
‐ Desenvolver a oralidade.
Leitura, oralidade e escrita:
‐Participar de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala;
‐Identificar e expressar (oralmente) as características (individuais e coletivas) comuns e particulares aos membros dos grupos de convívio dos quais participa (familiares, escolares e vizinhanças) atualmente e no passado.
‐Identificar letras /sons finais;
‐Realizar inferência em textos de diferentes gêneros lidos pela professora;
‐Escrever o próprio nome;
‐Identificar semelhanças sonoras em sílabas e rimas (oralmente).