19 FEV 2016
Coleta de latinhas no carnaval é 3,5 vezes maior que a média mensal

O carnaval teve um motivo a mais para a Ascamato (Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Conceição do Mato Dentro) festejar. Durante os cincos dias de eventos, os associados coletaram aproximadamente 700 quilos de latinhas, o que significa um volume 3,5 vezes maior que a média mensal. Um resultado de destaque, em especial quando se trata do material mais comercial e mais rentável para a associação.

Para cada quilo de latinhas, são necessárias aproximadamente 75 unidades. Ou seja, a Ascamato catou cerca de 52.500 latinhas que poderiam ter sido descartadas no meio ambiente, aumentando, significantemente, a poluição.

Antes de comercializadas, as latinhas são prensadas e separadas em fardos.

O alumínio, material do qual é feita a latinha, demora de 100 a 500 anos para se decompor. Já imaginou se não houvesse a reciclagem e todas as latinhas do mundo fossem jogadas no meio ambiente? Mas, pelo menos em Conceição isso não acontece.

E a vantagem não é só da natureza. Essa grande coleta vai gerar para a Ascamato uma arrecadação de mais de R$2 mil (dois mil) reais, visto que o quilo é vendido a R$3 (três) reais.

Não é bacana?

E no dia a dia, você também faz a sua parte? Se ainda não, nunca é tarde para começar a separar o lixo. Clique e veja quando o caminhão da coleta seletiva passa no seu bairro.

E se quiser conhecer mais sobre o trabalho que a Ascamato realizada na UTC – Usina de Triagem e Compostagem, entre em contato e agende a sua visita guiada. Você, com certeza, vai sair de lá com uma consciência reciclada. Ligue 3868-2323 ou envie um e-mail para camilla.rajao@cmd.mg.gov.br.