Entre os dias 18 e 21 de janeiro, a Prefeitura de Conceição do Mato Dentro realizou o segundo mutirão de limpeza para dar fim aos criadouros do mosquito da Dengue. Com uma coleta especial de casa em casa, o trabalho resultou em 13 toneladas de materiais que serviam apenas para acumular água nos quintais. Para a Secretaria de Saúde, um ótimo resultado, mas que não dispensa os cuidados diários.
De pequenos objetos, como pneus, garrafas e latas, até utensílios como tanquinho, geladeira e fogão. Tudo o que foi descartado continuaria a representar um grande risco para a saúde pública se ainda estivesse abandonado ao relento nos domicílios.
“Ficamos contentes em saber que a população está se conscientizando e terminamos essa operação com otimismo. Mas não podemos negligenciar. É preciso mais. Mais atenção, mais cuidado, mais engajamento diário de todos para que não sigamos as estatísticas do estado”, disse o coordenador de zoonoses, Marco Paulo Sanches, alertando que até o momento já foram confirmados 42 casos de Dengue em Conceição.
Para isso, no mês passado a SMS reforçou a sua equipe com a contratação de mais sete agentes de combate a endemias e se prepara para contratar mais dez nos próximos dias. E o trabalho de mobilização e fiscalização domiciliar ainda ganha mais força com as orientações do Plano Nacional de Enfrentamento ao Aedes Aegypti, anunciado pelo Ministério da Saúde em dezembro. Com o pacto, seguido pelo município, os agentes comunitários de saúde também passam a ser treinados para identificar focos do mosquito e sintomas da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.
A equipe de combate a endemias está diariamente supervisionando os domicílios e locais públicos. Nessa batalha, todos se unem ou todos vão perder.
Dúvidas ou informações: 3868-2698.
Os materiais foram enviados à Usina de Triagem e Compostagem e serão separados e comercializados pelas Ascamato.