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FEV
18
18 FEV 2016
EDUCAÇÃO
Educação para formação, identidade e interação
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Dando continuidade à formação dos profissionais da educação, a Reprolatina traz para o município o projeto “Educando para construir um mundo melhor”. Dedicado às diretoras e pedagogas, mas sempre acompanhado de perto pela secretária de Educação, Juliana Rajão, o processo tem como objetivo o desenvolvimento pessoal e social das crianças para que construam projetos de vida mais saudáveis e felizes.

Com foco na Educação Integral em Sexualidade, os trabalhos da última semana mostraram como aproveitar os encontros e as relações pessoais que o ambiente escolar proporciona, fazendo destes objetos de auxílio nas análises humanas e no aprimoramento pedagógico. Propõe-se um novo e amplo olhar sobre a sexualidade, contribuindo para a formação do indivíduo de forma a auxiliá-lo em sua identidade e interação com o mundo.

Para libertar, o lúdico. Para unir, o lúdico. Para ajudar a comunicar com leveza e dar abertura ao diálogo, o lúdico. Assim, inserindo em sala, e fora desta, mecanismos de educação que ultrapassam os limites do caderno e de estruturas arcaicas, criam-se laços de confiança, pelos quais os alunos manifestam-se confortavelmente, auxiliando o profissional da educação a observar as diferenças de personalidade e comportamento dos mesmos. O que significa trabalhar o indivíduo de forma personalizada, orientando-o conforme as suas próprias demandas.

“Trabalhar com crianças e adolescentes exige sensibilidade e uma percepção apurada sobre sua transformação. E com atividades lúdicas, cremos que conseguimos libertar o seu íntimo mais fácil e espontaneamente do que se nos utilizássemos de formalidades e tradicionalismo. As brincadeiras sugeridas pelos professores têm o objetivo de identificar algumas atitudes que precisem de intervenções pontuais: como a agressividade, a passividade, o toque, a exclusão e suas motivações, entre outras”, explicou a secretária Juliana Rajão.

Esse trabalho foi iniciado em 2015 em duas das unidades municipais de ensino. Para este ano, o plano é intensificá-lo e estender para todas as escolas. A Educação Integral em Sexualidade é garantida na forma da lei e todo o projeto tem respaldo dos marcos de referência: Educação Integral em Sexualidade, Diretrizes de Educação Integral (aprender a ser, aprender a conviver, aprender a fazer e aprender a aprender), Parâmetros Curriculares, Metodologia Reprolatina, LDB e Base Curricular.

Fonte: Assessoria de Comunicação
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