Desde o dia 22 de dezembro de 2015, a Cachoeira das Três Barras, uma das mais conhecidas da região, encontra-se interditada sem previsão para reabertura. A medida foi tomada pelos proprietários do terreno para conter a poluição e a degradação do local. De fácil acesso, as Três Barras é muito procurada inclusive em dias de semana.
“O respeito à natureza deve existir sempre, independente se estamos numa área particular ou não. É um paradoxo lamentável saber que muitos que admiram nossos patrimônios naturais não cuidam deles”, disse a secretária municipal de Turismo, Rejane Ottoni, reconhecendo que o mesmo acontece nos atrativos municipais, em especial nos mais próximos à cidade. Mas ela explica que, em ambientes de domínio público, a Prefeitura realiza ações sazonais para limpeza dos locais. “Fazemos nosso trabalho, mas o mais importante é a conscientização dos visitantes. Aos que chegam até a nossa secretaria, orientamos a carregar o seu lixo na volta e damos ecobag e lixo car para incentivar a boa prática”.
Sobre a interdição da Cachoeira das Três Barras, a secretária diz não se opor. “Eles estão protegendo esse patrimônio. Sabemos que a intenção não é acabar com o atrativo, mas mantê-lo e prepará-lo para futuramente receber os visitantes com mais respaldo”. Segundo ela, os proprietários sinalizam o interesse de implantar um receptivo turístico e “isso é muito interessante, pois vemos que onde temos esse serviço, que é na Cachoeira do Tabuleiro (administração pública) e no Poço Pari (administração particular) conseguimos orientar a todos e assim formar cidadãos ambientalmente mais conscientes”.
Ainda de acordo com os proprietários, eles solicitam ao Ministério Público um TAC – Termo de Ajustamento de Conduta para serem inseridos no PRAD – Programa de Recuperação de Áreas Degradadas. Com isso, será possível a reconstituição da área por meio de reflorestamento com mudas do cerrado e da mata atlântica, vegetações prejudicadas pelo mau uso do território.
Divirta-se com responsabilidade. Respeite o meio ambiente. Não polua, não degrade. E se vir alguém maltratando a natureza, denuncie. Ligue 3868-2431 ou 3868-2223.