12 JAN 2016
Mais um mutirão para acabar com o Aedes Aegypti

Repetindo a iniciativa do último ano, a Prefeitura vai realizar mais um mutirão de limpeza para exterminar o mosquito Aedes Aegypti e acabar com as chances de disseminação da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. Entre os dias 18 e 21 de janeiro, o caminhão de coleta vai passar em todos os domicílios recolhendo materiais como pneus, latas, canos, potes, caixas d’água inutilizáveis, entre outros tipos de recipientes que costumam ficar nos quintais acumulando água. Casos de Dengue já foram registrados no município em 2016.

A Vigilância em Saúde está atenta. A fiscalização é diária e onde há focos do mosquito está sendo feita a dedetização por meio do “fumacê”, que é a aplicação motorizada do inseticida lambda-cyhalothrin. Essa ação é feita tanto em espaços públicos como particulares, mas nos quintais das casas a equipe só pode entrar com a autorização dos proprietários. Por isso, é de suma importância que a população entenda o processo e abra as portas para os agentes.

Mas, para o mutirão de limpeza não é preciso estar em casa quando o caminhão passar. Basta colocar os materiais para fora no dia estipulado, conforme a tabela da Secretaria de Saúde. Desfazendo-se de tudo aquilo que está inutilizado e só acumulando água, os cidadãos contribuem para a saúde pública e ainda ajudam a ASCAMATO – Associação de Catadores de Materiais Recicláveis, pois tudo que for coletado será encaminhado para a UTC – Usina de Triagem e Compostagem, sendo posteriormente vendido e gerando mais renda a estes trabalhadores.

Então faça a sua parte. Bastam 10 minutos para acabar com o mosquito.