A coleta seletiva de resíduos, que opera desde março de 2014, acaba de ser ampliada para mais quatro bairros. Matosinhos, Cruzeiro, Brejo e Santana passam a ser atendidos às terças-feiras, somando nove bairros da sede urbana que fazem a separação dos materiais recicláveis. No Rosário, Centro, Maranhão e Bandeirinha, que já estavam na rota primária, o caminhão passa às quartas-feiras. E toda segunda-feira a coleta é feita no Jardim Bouganville, bairro que entrou para a rota em fevereiro deste ano. Em todos os locais, a ASCAMATO passa a partir das 8h.
.
Com a implantação da coleta seletiva, os materiais recicláveis deixaram de ser inadequadamente descartados, preservando o meio ambiente e gerando renda. Agora, coletados pela ASCAMATO – Associação de Catadores de Materiais Recicláveis, o que era tido como “lixo” passa a se tornar objeto de comercialização.
Depois de coletados, os resíduos sólidos são levados para a UTC – Usina de Triagem e Compostagem, onde são separados e preparados para a venda. Até outubro de 2015, a ASCAMATO comercializou 322 (trezentos e vinte e duas) toneladas, sendo que neste ano a comercialização foi 2,5 vezes maior que a do ano passado. Confirmação da conscientização ambiental crescente do município.
ASCAMATO
Criada em outubro de 2013, a ASCAMATO – Associação de Catadores de Recicláveis de Conceição do Mato Dentro traz ao município uma identidade no cuidado com o meio ambiente aliado à empregabilidade de pessoas em situações sociais vulneráveis. Os associados trabalham à frente da UTC e são importantes agentes ambientais na limpeza urbana.