Foi entregue na última quarta-feira (04) à Câmara Municipal de Conceição do Mato Dentro o Orçamento Participativo 2015, que reúne as 45 (quarenta e cinco) prioridades definidas pela sociedade que deverão ser executadas no próximo ano pela Prefeitura. Saneamento ambiental, urbanização e infraestrutura e esporte e lazer se destacam na lista. A lei que institui o OP em âmbito municipal foi criada em 2014 a partir de uma iniciativa honrosa da Câmara, que é também responsável por avaliar e avalizar o relatório, em seu papel fiscalizador.
Mais do que apontar os problemas, a população sugeriu soluções. Foram realizadas quinze assembleias comunitárias, na sede e em todos os distritos. Num processo democrático e transparente, a população elegeu três prioridades para cada uma das regiões.
Compõe o projeto de implantação do OP 2015 ainda um diagnóstico da situação atual do município nas áreas de: habitação, infraestrutura e saneamento, qualidade de vida, saúde, cultura, meio ambiente, desenvolvimento econômico, entre outros. Tudo registrado num relatório que será a referência para ações do poder público no exercício do ano de 2016, garantindo o atendimento das reais demandas da comunidade.
A assessora de planejamento e coordenadora do Orçamento Participativo, Renata Cristina, reitera a importância desse processo de construção coletiva e afirma: “uma Administração que ouve o seu povo e, mais ainda, aceita as suas sugestões, pratica a democracia em seu sentido pleno, permitindo que a população ajude a transformar sonhos em realidade, fazendo de Conceição um município melhor para todos.”
O secretário municipal de Planejamento, Lúcio Silva; a assessora de Planejamento, Renata Cristina; e a Presidente da Câmara, Flávia Magalhães.