No último final de semana, a sede do Parque Municipal do Tabuleiro foi ponto da “Oficina de Empreendedorismo Social e Formatação de Produtos Turísticos” do “Programa de Formação de Condutores Ambientais de Lapinha da Serra e Região”. O principal objetivo da formação é regulamentar e monitorar a Travessia Lapinha/Tabuleiro, promovendo uma turismo organizado e responsável perante o meio ambiente. Uma iniciativa da Prefeitura de Conceição do Mato Dentro, Prefeitura de Santana do Riacho, Associação Amigos da Serra, Instituto Estadual de Floresta e Instituto Produzir.
A Travessia Lapinha/Tabuleiro é destino certo para os turistas aventureiros, que se dispõem enfrentar até três dias de caminhada, trecho que liga duas das maiores belezas da região. No entanto, a realização autônoma da trilha não permite o desenvolvimento do mercado turístico e ainda prejudica a fiscalização ambiental no trajeto.
Por isso, em Conceição do Mato Dentro, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente está atuando de perto nesse processo, garantindo a sua atividade de preservação e conservação dos patrimônios naturais do município. A Cachoeira do Tabuleiro é o atrativo mais procurado na região e para que a presença do homem não seja um empecilho para a natureza, algumas regras de usufruto do solo, ou simplificando, de bons costumes, devem ser sempre lembradas.
Acredita-se que profissionalização dos condutores é a melhor ferramenta para esse controle e ainda estimula o empreendedorismo social mais eficaz dentro da dimensão do Turismo Comunitário. Esta é uma alternativa de renda em consonância com o meio ambiente e com as tradições locais, ampliando e diversificando a oferta turística regional.
Contribua
Durante a oficina, os envolvidos pensaram em algumas formas de estruturar o grupo e decidiu-se pelo financiamento coletivo por meio da plataforma Kickante. A verba arrecadada será destinada à compra de uniformes, rádios comunicadores, chapéus e consultoria técnica, totalizando o valor de R$4.000,00 (quatro mil reais).
Àqueles que colaborarem estarão automaticamente inscritos nos sorteios de algumas recompensas, como:
•Passeio de canoa em Lapinha da Serra, oferecido pelo Bambu Aventura;
•Escalada acompanhada na Serra do Cipó, oferecido pelo Trekking Cipó;
•01 diária de Chalé em Lapinha da Serra, oferecido pelo Receptivo Lapinha;
•Entradas no Parque Natural Municipal de Tabuleiro, oferecido Prefeitura Conceição Mato Dentro;
e muitas outras.
Clique aqui e faça a sua doação. Sua colaboração é muito importante para valorização e manutenção da Serra do Espinhaço, reconhecida pela UNESCO como Reserva da Biosfera.