14 AGO 2015
Educando para construir um mundo melhor

“Educando para construir um mundo melhor”. Assim tem sido a educação municipal e, somando-se a essa ideia, a Reprolatina desenvolve dentro das escolas um projeto que apresenta valores, desenvolve a autonomia e, principalmente, estimula as relações de gênero com base na igualdade, respeito e direitos humanos. Um projeto que une educação e saúde.

Depois do sucesso do projeto “Empoderamento: a força da mudança para o sexo seguro”, desenvolvido pela empresa de 2010 a 2014 com orientação nas empresas, nos postos de saúde e nas escolas em séries avançadas sobre a prevenção de DST/AIDS, gravidez não planejada, abuso sexual e outros problemas ligados ao exercício da sexualidade, a Reprolatina coloca em prática o “Educando para construir um mundo melhor”.

Dessa vez, são as crianças o público alvo. A educação sexual é agora ampliada e trabalhada na raiz da educação, da moral e dos bons costumes; no momento em que os pequenos cidadãos estão ainda libertos de críticas e preconceitos. “É na infância que a personalidade é formada e é nessa hora que temos a oportunidade de conduzir a formação de cada um para que eles cresçam sendo bons e justos, tornando-se personagens de um mundo realmente melhor”, disse a secretária municipal de Educação, Juliana Rajão.

A integração das unidades de saúde e das escolas é de fundamental importância para esse processo educativo. Por isso, além dos profissionais da Reprolatina, os profissionais do município também atuam ativamente com palestras, dinâmicas e oficinas, tudo adaptado com técnicas próprias para cada faixa etária. Dos cuidados pessoais ao convívio social, os assuntos são trabalhados de maneira lúdica afim de desenvolver habilidades, promover o reconhecimento de todos como indivíduos com identidade própria e, é claro, promover diversão, porque é disso que criança gosta e precisa.