De 15 a 30 de agosto acontece no município a campanha de vacinação contra a poliomielite, mais conhecida como paralisia infantil. Devem ser vacinadas todas as crianças entre seis meses e cinco anos incompletos (quatro anos, onze meses e 29 dias). A vacina é ministrada em gotas, o que não causa dor, e oferecida pelo SUS – Sistema Único de Saúde, sendo gratuita. Procure o posto de saúde mais próximo de sua casa e não esqueça de levar a carteira de vacinação do paciente. Nos distritos, a vacinação acontecerá em dias pontuais, com aviso antecipado à população.
Poliomielite é uma doença viral que pode afetar os nervos e levar à paralisia parcial ou total. Apesar de também ser chamada de paralisia infantil, a doença pode afetar tanto crianças quanto adultos e por isso é fundamental que todos sejam vacinados ainda na infância.
Com a vacinação obrigatória, a poliomielite está erradicada no Brasil desde 1989, quando foi registrado o último caso da doença. Atualmente, a cobertura vacinal brasileira contra pólio é acima dos 95 por cento – considerada um exemplo para o restante do mundo.
Dia D
No dia 15 de agosto, abertura da campanha, é também o Dia D de vacinação, momento em que a equipe de saúde do Brasil inteiro atua em ritmo de força tarefa para vacinar o maior número possível de crianças e alcançar a meta estimada. Nesse dia, em Conceição do Mato Dentro, as vacinas estarão disponíveis em todos os postos de saúde da sede e também na Policlínica.