02 JUN 2015
Novo Plano de Educação é validado e segue para aprovação

Na última sexta-feira (29), aconteceu a Conferência Municipal de Educação para validação do Plano Municipal de Educação 2015 de Conceição do Mato Dentro. A minuta da lei foi lida e acompanhada na íntegra pelos vereadores, pela classe docente e pelos delegados escolhidos nas oficinas temáticas. Algumas alterações foram sugeridas e acatadas. Feitas as alterações, o PME será enviado para a Câmara.

O Plano Municipal de Educação apresenta 20 (vinte) metas a serem alcançadas em 10 (dez) anos. Entre os principais objetivos, o PME busca a valorização alunos e professores, com incentivo à formação progressiva de ambos os grupos, visando parcerias com instituições públicas e privadas ou promoções do Ministério da Educação. A oferta de educação de qualidade deverá ser homogênea, prestigiando alunos do maternal ao EJA – Ensino de Jovens e Adultos, acolhendo humanitariamente a todos, inclusive os usuários dos berçários.

O aumento do investimento público também está entre as metas. Calculado sobre o PIB – Produto Interno Bruto do município, o repasse deverá alcançar no mínimo 7 por centro no 5º ano contado a partir da sanção da lei e 10 por cento até o final do decênio, quando a lei expirar e entrar em novo processo de revisão.

A presidente da Câmara de Vereadores, Flávia Mariza Magalhães Saldanha Costa, que participou da elaboração do último PME, parabenizou a Prefeitura e a GAC Consultoria pelo resultado alcançado e afirmou que “o Plano é um instrumento para criar um fórum permanente e garantir o direito de todos à educação”. Ideia completada pela Secretária Municipal de Educação, Juliana Rajão, que encerrou a conferência dizendo: “Nós sabemos que o caminho é um só; e o caminho é a educação.”